O que caracteriza a síndrome de Down?

O que caracteriza a síndrome de Down?

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

O que é Síndrome de Down características?

Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 (síndrome de Down) estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular.

O que faz uma pessoa nascer com síndrome de Down?

Trata-se de uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra, conhecido como trissomia do cromossomo 21. “Ela ocorre devido a um acidente genético que acontece no momento da divisão celular do embrião. A maneira mais correta de tratar o assunto é chamando-o de anormalidade cromossômica.

Porque as pessoas que têm síndrome de Down são iguais?

2) Pessoas com síndrome de Down não são todas iguais Apesar de indivíduos com síndrome de Down terem algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, não são todos iguais. Por isso, devemos evitar mencioná-los como um grupo único e uniforme.

Quais são os níveis da síndrome de Down?

Não existem graus de Síndrome de Down, o que existe é uma leitura desse padrão genético por cada indivíduo, como ocorre com todos nós.

Quanto tempo uma pessoa com síndrome de Down pode viver?

Antigamente, em muitos casos a expectativa de vida não passava dos 40 anos, contudo, atualmente, com os avanços da medicina e melhorias nos tratamentos, uma pessoa com síndrome de Down pode viver mais que 70 anos de idade.

Como uma pessoa com síndrome de Down pensa?

Crianças com síndrome de Down são acusadas de teimosas, quando na verdade é apenas a maneira que encontram para expressar sua opinião. Assim como formar palavras e frases é um esforço quando você tem síndrome de Down, também é difícil quebrar em pequenos pedaços o que outras pessoas estão dizendo a você.

Qual a quantidade de pessoas com síndrome de Down no Brasil atualmente?

Trissomia é a existência de um cromossomo extra. Estima-se que no Brasil 1 em cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21, que totaliza em torno de 270 mil pessoas com síndrome de Down.

Como lidar com pessoas com síndrome de Down no trabalho?

Em alguns casos, pode ser benéfico entrar em contato com a família ou com o (a) profissional responsável pelo acompanhamento terapêutico do (a) empregado (a), se houver. É muito importante que cada pessoa com síndrome de Down empregada na organização saiba de forma clara que existe uma referência dentro da empresa.

Qual o Dia Mundial da Síndrome de Down?

Neste domingo, dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma alteração genética ocorrida ainda na fase de formação fetal, que pode resultar em comprometimento intelectual e motor além de algumas características peculiares aos pacientes da doença, como olhos oblíquos e rosto arredondado.

Qual a importância da inclusão social para os portadores da síndrome de Down?

Inclusão social A inclusão é o primeiro passo para que crianças portadoras de necessidades especiais se tornem membros contributivos da comunidade. Portadores de Síndrome de Down são capazes de compreender suas limitações e conviver com suas dificuldades, tem autonomia para tomar iniciativas.

Por que isso é importante para o desenvolvimento pleno de uma pessoa incluindo as pessoas com síndrome de Down?

Por isso é importante a participação da pessoa com síndrome de Down na vida cultural a fim de permitir seu desenvolvimento, sua socialização e uma maior articulação com os demais membros da sociedade.

Que características da pessoa com Síndrome de Down podem orientar o planejamento escolar?

As crianças com Síndrome de Down costumam apresentar déficits de linguagem que dificultam a alfabetização. A aprendizagem de leitura pelo método fônico (som da letra) pode não ser o mais indicado. Ao mesmo tempo, elas costumam ter boa memória visual.

Como trabalhar em sala de aula com alunos com síndrome de Down?

Dicas e estratégias para potencializar a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down

  1. Adapte o conteúdo ao nível de conhecimento da criança;
  2. Ofereça suporte/apoio físico ou visual sempre que necessário;
  3. Fragmente o conteúdo a ser ensinado e trabalhe um tópico de cada vez;
  4. Use linguagem simples e clara;

Como o aluno com síndrome de Down aprende?

Aprender e usar sinais, gestos e apoio visual; Copiar o comportamento e as atitudes de colegas e adultos; Aprender com atividades práticas. Apesar de crianças com síndrome de Down geralmente serem ótimas aprendizes visuais, muitas têm algum tipo de deficiência visual.

Como avaliar um aluno com síndrome de Down?

No que se refere à avaliação, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.