O que é sinal de Giordano?

O que é sinal de Giordano?

O sinal de Giordano é utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal. Para ser detectado, deve ser realizado uma percussão com a mão em forma de punho no dorso do paciente no nível da 11° e 12° costela, com uma mão realizando o amortecimento.

Como descrever ausculta abdominal?

A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador.

  1. Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas);
  2. Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões.

O que pode ser abdome distendido?

O abdômen distendido consiste em um inchaço na região abdominal ou um aumento no volume do abdômen provocado pela presença de alguma substância em seu interior, como gás, líquido ou sólido.

O que é estertores pulmonares?

Estertores: Sons intermitentes, intensos, crepitantes, de totalidade média. Auscultados no início ou meio da inspiração. Desaparecem com a tosse. Indicam líquido nos bronquíolos e brônquios.

Como é a ausculta da pneumonia?

Considera-se pneumonia em paciente com evidência radiológica de pneumonia, com pelo menos um dos seguintes sinais ou sintomas: tosse, dor pleurítica, febre>38ºC, escarro purulento, freqüência respiratória>25 irpm ou ausculta pulmonar compatível (estertores, roncos ou macicez à percussão do tórax).

O que significa a palavra sibilância?

A sibilância, popularmente conhecida por chiado, caracteriza-se por um som agudo, semelhante a um assobio, que ocorre quando a pessoa respira.

O que é crise de sibilância?

Sibilos são sons sibilantes relativamente agudos que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio ou estreitamento parcial das vias respiratórias. Os sibilos são causados por um estreitamento das vias respiratórias. A depender da causa, outros sintomas podem incluir tosse, febre e coriza.

O que é sibilos Inspiratorios?

Sibilo é um ruído característico da asma brônquica, semelhante a um assobio agudo. É produzido pelo ar que flui por vias respiratórias estreitadas. Frequente em asmáticos e em portadores de doença pulmonar. É reversível utilizando broncodilatadores.

Como saber se o pulmão está saudável?

Nesse sentido, ter um pulmão saudável é essencial. Principal responsável pela respiração, o cuidado com esse órgão interfere em todo o corpo....O que é um pulmão saudável?

  1. tecido altamente vascularizado;
  2. cor clara, em tom avermelhado;
  3. alta flexibilidade e elasticidade.