Qual é o conceito de responsabilidade?

Qual é o conceito de responsabilidade?

Em um sentido comum, responsabilidade diz respeito à condição ou qualidade de alguém em ser responsável. É pressuposto que esse ser responsável tenha capacidade de consciência quanto aos atos que pratica voluntariamente, ou seja, que consiga saber antes de agir as consequências de sua vontade.

Qual é o significado da palavra responsabilidade?

1 Qualidade de quem é responsável. 2 Obrigatoriedade de responder pelos próprios atos ou por aqueles praticados por algum subordinado. 3 Jur Obrigação moral, jurídica ou profissional de responder pelos próprios atos, relacionados ao cumprimento de determinadas leis, atribuições ou funções.

O que significa a palavra responsabilidade no sentido original?

Responsabilidade é um substantivo feminino com origem no latim e que demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada. A palavra responsabilidade está relacionada com a palavra em latim respondere, que significa "responder, prometer em troca".

Qual é a origem da palavra responsabilidade?

A palavra 'responsabilidade' tem sua origem no verbo latino respondere, significando a obrigação que alguém tem de assumir com as conseqüências jurídicas de sua atividade, contendo, ainda, a raiz latina de spondeo, fórmula através da qual se vinculava, no Direito romano, o devedor nos contratos verbais.

Como abreviar responsabilidade?

Deste modo, mantém-se a correspondência regular entre grafia e fonia: probab[i]lidade; responsab[i]lidade; possib[i]ilidade.

Como abreviar as palavras?

Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo. Se a primeira letra da segunda sílaba for uma vogal, a abreviação irá até a consoante.

Como abreviar minha?

Significado de mh: Abreviação de "minha".

Qual é a abreviatura de exemplo?

NotaEditar. A abreviatura e. g. significa "por exemplo" – vem do latim "exempli gratia". Também se usa, para o mesmo caso, v. g. – "verbi gratia" = p. ex.

Como abreviar nossa?

Norte - N ou N. Nossa - N. Nosso Senhor - N. S.

Como se abrevia Nossa Senhora?

Sr. ª ou Sra. é a abreviatura de senhora.

Qual é a abreviação de página?

vi Normalmente não é indicado o plural nas abreviaturas, mas quando essa indicação é necessária, acrescenta-se o s (ex.: páginas: págs.; Excelências: Ex.as). Também se pode duplicar a letra quando a abreviatura for uma única letra (ex.: páginas: pp; letras bês: bb).

Como abreviar página ABNT?

Abreviaturas - P

  1. p., ps. - palmo, palmos.
  2. p., p/ - para, por, próximo (comercialmente)
  3. p., pp., ps. - página(s) (ABNT)
  4. pág., págs. - página(s)
  5. pal. - palavra(s)
  6. par. - parecer.
  7. pass. - passim (aqui e ali, em diversos lugares da obra citada), passado, passivo.
  8. P.B. - peso bruto.

Qual é a abreviação de bacharelado?

(com ponto final). Sendo assim, são possíveis as seguintes abreviaturas: bacharela = B.ela, Bela.; bacharéis = B.éis, Béis.; bacharelas = B.elas, Belas. (todas elas com ponto final).

Qual é a abreviação de observação?

A abreviatura de observação convencionada é obs., logo, deve escrever-se Obs.: não Obs:. O critério é o mesmo quanto à abreviatura de ordinais. Deve escrever-se 1.º, 2.º, etc.

O que significa a sigla Obs?

Obs.: A sigla significa Obs., que significa "Observação", é usada no final de e-mails com o objetivo de chamar a atenção para determinado assunto.

Quando se usa o PS?

O post scriptum, ou P.S., é utilizando em situações em que uma carta, correspondência ou texto já está totalmente escrito, porém, você lembra que esqueceu de mencionar uma informação importante que não pode deixar sem ela.

Como se usa o PS?

  1. Como qualquer abreviatura, a de post scriptum leva obrigatoriamente os pontos imediatamente a seguir às respetivas iniciais, sendo a mesma grafada do seguinte modo: P.S. ...
  2. A seguir à abreviatura, é opcional o uso do travessão (P.S. —) ou dos dois-pontos (P.S.:).

O que quer dizer a sigla PS?

Sigla do latim post scriptum [o que se escreve num texto depois de ser assinado].

O que quer dizer PS no Facebook?

P.S é abreviatura de 'Post-Scriptum', palavra do Latim, que significa, de forma literal, escrito depois. Usado sempre, para dar um "fecho" no que escreveu. Uma observação, algo assim.

Quando se usa PS em uma carta?

Post scriptum, geralmente abreviado como P.S. (do latim, literalmente “pós-escrito”, ''escrito depois''), originariamente indicava algo que se julgasse necessário acrescentar a uma carta após o seu encerramento (depois do fecho, da assinatura etc.).