Quais são os tipos de inteligência?

Quais são os tipos de inteligência?

Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:

  • Inteligência Linguística. ...
  • Inteligência Lógica. ...
  • Inteligência Motora. ...
  • Inteligência Espacial. ...
  • Inteligência Musical. ...
  • Inteligência Interpessoal. ...
  • Inteligência Intrapessoal.

O que diz a teoria de Gardner?

Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência: Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.

Quais são as 7 inteligências múltiplas?

Como desenvolver as suas múltiplas inteligências na prática

  1. Inteligência lógico-matemática. ...
  2. Inteligência linguística. ...
  3. Inteligência musical. ...
  4. Inteligência espacial. ...
  5. Inteligência corporal-cinestésica. ...
  6. Inteligência interpessoal. ...
  7. Inteligência intrapessoal. ...
  8. Inteligência naturalista.

Como Howard Gardner psicólogo da Universidade de Harvard define a inteligência?

Nesta concepção, a inteligência segundo (Teles, 1991, p. ... 160) pode ser definida como "uma capacidade de resolver, de maneira criativamente nova e original, os problemas da situação, isto é, do meio em que vive".

O que é a inteligência cinestésica?

A inteligência corporal-cinestésica é a responsável pelo equilíbrio, velocidade, flexibilidade e expressão corporal. Refere-se à capacidade de controlar os movimentos do corpo bem como as habilidades com a coordenação motora fina e coordenação motora grossa.

O que é inteligência corporal cinestésica?

A inteligência cinestésico-corporal está relacionada com o movimento físico e com o conhecimento do corpo. É a habilidade de usar o corpo para expressar uma emoção (dança e linguagem corporal) ou praticar um esporte, por exemplo.

O que é uma pessoa cinestésica?

O indivíduo cinestésico é aquele que não se satisfaz apenas ouvindo ou vendo. Ele precisa tocar, experimentar, sentir e cheirar para compreender melhor o que está diante dele. O termo é um adjetivo relacionado com a cinestesia, que é um conjunto de sensações que nos permite perceber os nossos movimentos musculares.

O que é a inteligência espacial?

Conceito de inteligência espacial Um indivíduo que possui essa inteligência bem desenvolvida, tem a capacidade de estabelecer mentalmente distâncias entre pontos físicos com facilidade, reconhecer formas, relacionar cenários físicos com emoções e imaginar lugares.

O que é a inteligência intrapessoal?

A inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo de identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando-as favoravelmente. De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o cérebro humano possui 9 tipos de inteligência, podendo ter um ou mais dois tipos melhores desenvolvidos do que os outros.

Como desenvolver a inteligência espacial?

  1. Use vocabulário espacial. Alguns estudos indicam que expor as crianças a uma grande variedade de vocabulário espacial aumenta sua inteligência espacial. ...
  2. Jogue xadrez. ...
  3. Brinque com LEGO. ...
  4. Use palácios de memória. ...
  5. Jogue vídeo games. ...
  6. Pilote um drone. ...
  7. Crie um mapa mental de sua cidade. ...
  8. Resolva quebra-cabeças.

Qual o componente central da inteligência espacial?

Portanto, a inteligência espacial recebe esse nome porque está envolvida na resolução de problemas espaciais, sejam reais ou imaginários. Esse tipo de inteligência se relaciona com a capacidade que a pessoa tem para lidar com aspectos como cor, linha, forma, figura, espaço e a relação que existe entre eles.

Como desenvolver a inteligência lógico matemática?

Jogos de tabuleiro, de estratégia e de lógica, são uma boa escolha para ajudar a desenvolver a inteligência lógico- matemática. Outra opção também são os escape rooms, que hoje em dia existem uma grande quantidade, com uma série de enigmas e problemas de lógica que devem ser resolvidos em grupo.

O que é ser uma pessoa naturalista?

substantivo masculino e feminino Pessoa que se dedica ao estudo das plantas, minerais e animais: Aristóteles, Plínio e Buffon foram grandes naturalistas. Pessoa que prepara animais para conservação em coleções; taxidermista. Adepto do naturalismo em literatura, filosofia e religião.

O que é naturalista de uma pessoa?

1 Pessoa especializada em ciências naturais. 2 Pessoa entusiasta ou sectária do naturalismo na literatura, nas artes plásticas, na filosofia ou na teologia.

Como trabalhar as Inteligências Múltiplas na Educação Infantil?

Para captar essa inteligência, nossos professores buscam atividades que exercitem a empatia e reconhecimento entre as crianças, com práticas em pequenos grupos ou duplas. Também são úteis jogos de mímica ou recortes de pessoas em revistas, estimulando o olhar do aluno sobre o outro.

Como estimular as inteligências múltiplas?

Assim, por exemplo, para desenvolver as inteligências inter e intrapessoal, o trabalho em grupo e os projetos podem ser grandes aliados. Da mesma forma, usar livros de literatura nas aulas de matemática pode ajudar alunos com perfil mais associado à inteligência linguística a aprender essa disciplina.

O que você pensa sobre o uso das múltiplas inteligências como estratégia de ensino em sala de aula?

As teorias de Gardner frente as inteligências múltiplas são de extrema importância na sua compreensão e utilização em sala de aula. O professor deve sempre estar atento a não rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa idéia de que o aluno é “fraco” em determinadas áreas do saber.

Quais habilidades intrapessoais?

Habilidades intrapessoais, incluindo a inteligência emocional, permitem que uma pessoa use processos de pensamento eficazes e hábitos mentais para ter sucesso em relacionamentos pessoais e profissionais. Comunicação intrapessoal decorre de ambos os pensamentos conscientes e subconscientes.

Quais são habilidades intrapessoais Brainly?

Verificado por especialistas A chamada habilidade ou ainda inteligência intrapessoal pode ser definida como a capacidade de um ser humano de conhecer a si mesmo, ou seja, sua própria personalidade e emoções bem como suas competências.

O que é uma habilidade conceitual?

É a capacidade cognitiva de ver a organização como um todo e pensar estrategicamente. Essa forma de pensar envolve saber tudo o que se passa dentro e fora da organização e a capacidade de formular ideias.