Quais são os três eixos norteadores da arte?

Quais são os três eixos norteadores da arte?

Resposta: conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas. três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.

Quais os pilares da abordagem triangular?

Aluna de Paulo Freire, desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte.

Quais são os três pilares da arte?

Resposta: Explicação: a Apreciação, a História da Arte, e o Fazer Artístico. A apreciação corresponde à leitura da imagem, o Fazer Artístico corresponde às práticas artísticas, incluindo a releitura.

O que significa DBAE?

Este artigo pontua dimensões sobre Arte-Educação (ensino da arte) e Arte-Edu- cação baseada em Disciplinas (DBAE). ... Nas escolas públicas, nesse mesmo período, a arte era ensinada com o objetivo de utilidade a algumas profissões, devido ao crescimento industrial, exaltando o desenho geométrico e a perspectiva linear.

Como a arte está presente no dia a dia das crianças?

Por meio dos desenhos, pinturas, dança, música, teatro, os pequenos conseguem se expressar e se colocar no mundo. Além disso, o contato com a arte colabora para o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades cognitivas, além de estimular a criatividade.

Como se faz uma releitura de uma obra de arte?

O foco principal de uma releitura é a criação de algo novo que, em sua maioria, mantém um elo com a obra que serviu de inspiração. Para fazer uma releitura, é preciso conhecer um pouco do artista e da obra: a biografia do artista, os artistas do seu tempo, os mestres que admirava e a técnica que ele usava.

O que significa fazer releitura de uma obra ou imagem?

RELEITURAS: Também conhecida como 'nova pintura', uma releitura possibilita o uso de imagens prévias, tanto de fotografias como outras formas em que as imagens se apresentem, incluindo obras anteriores de outros artistas. ... Os grandes gênios do passado fizeram suas releituras ou novas pinturas baseadas em um original.

O que quer dizer fazer uma releitura?

substantivo feminino Composição ou criação de alguma coisa a partir de outra existente. [Literatura] Elaboração de uma obra tendo como outra como base. Ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original: o professor fez uma releitura do comunismo. Ação ou efeito de reler, de ler novamente.

Qual a diferença de leitura e releitura de uma obra?

Sendo assim, ler uma obra de arte, significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar. É reinterpretar o objeto existente, criando novos significados.

O que é releitura exemplos?

Ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original: o professor fez uma releitura do comunismo.

O que é uma releitura de um texto?

Na releitura apresenta-se aquilo que se entendeu da obra, produzindo um texto/objeto novo, a partir do primeiro que foi proposto, mas sem preocupação com semelhanças. É um processo que envolve a absorção de algo anterior de forma a recriá-lo, reinventá-lo, transformá-lo.

O que é uma releitura de uma música?

Seja como homenagem ou uma nova experimentação musical, a releitura de canções é uma estratégia atemporal que reúne muitos adeptos. O projeto que abraça os formatos de single, DVD ou até mesmo, turnê; também movimenta o engamento dos fãs. Os singles escolhidos são, geralmente, grandes sucessos musicais.

Quem são os artistas que fizeram uma releitura da Mona Lisa?

Fernando Botero

O que é uma leitura de imagem?

O ensino da arte no processo pedagógico amplia o mundo expressivo, cognitivo e perceptivo do aluno e a leitura de imagem nesse processo desenvolve a habilidade de ver, julgar e interpretar uma imagem dentro de seu contexto histórico, social, político e cultural.

O que é uma leitura de obra?

A leitura de uma obra é uma atividade tão importante quanto a produção artística, pois possibilita a interpretação das imagens, compreensão e apreensão de informações, fatores fundamentais para quem vai fazer o PAS.