O que é um cisto periapical?

O que é um cisto periapical?

O cisto periapical, também conhecido como cisto radicular, está relacionado ao epitélio do ápice de um dente com necrose pulpar que presumivelmente pode ser estimulado pela inflamação (DEXTER et al., 2011; PEREIRA, 2013).

O que são cistos não Odontogenicos?

3.

Como se dá a reabsorção óssea na formação do cisto periapical?

No processo de reabsorção, as principais células envolvidas são os osteoclastos, que são células especializadas derivadas dos monócitos/macrófagos da linhagem hematopoiética que degradam a matriz óssea resultando na lesão óssea periapical11-12.

O que é reabsorção óssea alveolar?

A reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo.

O que é a reabsorção óssea?

A reabsorção óssea é uma das partes do processo de remodelação dos ossos, atuando em conjunto com a formação óssea. Estas duas etapas interligadas são intermediadas, respectivamente, pelos osteoclastos e osteoblastos, dois tipos de células do tecido ósseo.

Quais os aspectos radiográficos do granuloma dental?

Em exames de imagens, o granuloma periapical apresenta-se radiolúcido na região apical do dente, podendo apresentar também um halo radiopaco, sendo ele descontínuo. Sua radiolucidez é baixa, de forma oval ou circular, podendo ser aproximadamente 5 mm em seu maior eixo.

Como diferenciar um cisto de um granuloma?

O dente afetado não responde aos testes de vitalidade. Radiograficamente o granuloma é uma rarefação apical circunscrita com forma oval ou circular. O cisto apical classifica-se entre os cistos de origem dental. Quanto à localização eles podem ser apical, lateral, inter-radicular e residual.

Como se forma granuloma?

Por que um granuloma se forma? O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.

O que é área Radiolucida no dente?

Imagens radiolúcidas podem representar dentina desmineralizada, lesões ativas de cárie ou materiais não radiopacos. Imagens discretamente radiopacas, freqüentemente interpretadas como dentina reacional, podem também representar dentina desmineralizada.

O que é um material Radiopaco?

A radiopacidade é um pré-requisito imprescindível para materiais utilizados como base e forramento de restaurações. Possibilita que o profissional identifique a presença do material, permitindo a diferenciação com a estrutura dental adjacente.

Porque é necessário remover a placa bacteriana diariamente?

O que é Placa Bacteriana? Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

O que causa a placa nos dentes?

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.

Como eliminar a placa bacteriana nos dentes?

Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.

Como usar o evidenciador de placa?

É muito simples de usar:

  1. Espalhe 4 a gotas do evidenciador nos dentinhos ( pode ser com um cotonete ou usar a língua para ajudar!)
  2. Aguarde 10 segundos.
  3. Enxague até a água não sair tingida.
  4. Todas as superfícies onde houver placa bacteriana antiga ficará AZUL e onde houver placa recente VERMELHO/ROSA.

O que é evidenciador de placa bacteriana?

O evidenciador de placa é uma tintura vegetal que pode ajudar a prevenir cáries e gengivite, através da visualização da placa bacteriana não removida, antes que ela se transforme doença instalada.

Como usar o Eviplac?

A fórmula de EVIPLAC à base de fucsina básica que confere ao produto um maior poder de corar a placa bacteriana, nos dentes aparentemente limpos, de uma cor que contraste com os dentes. Como usar as pastilhas Eviplac: Recomendamos o uso à noite, na última escovação diária.

Por que devemos usar dentifrício fluoretado?

A escovação com dentifrício fluoretado é importante para a prevenção da cárie dentária (pela presença de fluoreto, sendo sua eficácia dose-resposta) e para a prevenção de doenças periodontais (pela remoção da placa).

Quando usar verniz fluoretado?

A aplicação do verniz fluoretado deve ser realizada de preferência logo após as refeições, já que nas 12 horas seguintes recomenda-se que os pacientes tenham uma alimentação leve e líquida e não escovem os dentes nesse período, para permitir boa aderência da película do verniz, e assim obter o melhor efeito possível.

Qual creme dental tem fluoreto?

A nova Pasta de Dente para Gengiva Oral-B Gengiva Detox & Esmalte usa o ingrediente ativo fluoreto de estanho estabilizado, que ajuda a cuidar dos minerais de cálcio presentes em nosso dente. Sua tecnologia repara e remineraliza o esmalte enfraquecido enquanto protege contra futuros danos.

Qual a importância do cálcio na composição do dentifrício?

Carbonato de cálcio (CaCO3): substância abrasiva, age durante a escovação aumentando o atrito com os dentes. O contato promove a esfoliação da camada mais externa dos dentes eliminando a placa bacteriana. NaHCO3: Bicarbonato de sódio. Ele é um antiácido e regula o pH do meio, é classificado como abrasivo.

O que pode causar o excesso de cálcio no organismo?

No entanto, quando os níveis de cálcio elevam excessivamente, ficando acima de 12 mg/dl, pode provocar sintomas como prisão de ventre, aumento da quantidade de urina, sonolência, fadiga, dor de cabeça, arritmias e, até, coma.

O que a falta de cálcio causa?

A falta de cálcio no organismo, também chamada de hipocalcemia, normalmente não causa qualquer tipo de sintoma nas fases iniciais. No entanto, à medida que a condição se agrava, podem começar a surgir vários sinais e sintomas como debilidade dos ossos, problemas nos dentes ou palpitações cardíacas.

O que fazer quando o cálcio está baixo?

Quando há uma hipocalcemia grave e com sintomas, é necessária a reposição de cálcio, como gluconato de cálcio ou cloreto de cálcio, pela veia, até que haja alívio dos sintomas. Nos casos de hipocalcemia leve, podem ser indicados suplementos de cálcio e aumento da ingestão de alimentos com cálcio.