Quais são as 3 classes de platelmintos?

Quais são as 3 classes de platelmintos?

Classificação dos Platelmintos

  • Classe Cestoda - endoparasitas, geralmente com hospedeiros intermediários. ...
  • Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. ...
  • Classe Turbellaria - animais de vida livre, sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres, são predadores e necrófagos.

Quais doenças são ocasionadas por platelmintos Cite e explique?

As principais doenças causadas por platelmintos

  • Hidatidose.
  • Fasciolose.
  • Teníase ou Solitária.
  • Esquistossomose.
  • Cisticercose.

Quais são as doenças causadas pela tênia?

São duas doenças distintas com sintomas e epidemiologia totalmente diferentes, apesar de serem causadas pela mesma espécie de cestódeo (parasita). A teníase é causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”. Já a cisticercose é causada pelas larvas dessas espécies de parasitas.

Qual doença é uma verminose causada por um platelminto?

Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.

O que a planaria causa no ser humano?

Dentre as doenças que podem ser acarretadas pelo contato com as planárias estão a esquistossomose, a equinococose e a teníase. Em geral, os sintomas são hemorragias, diarréia, náuseas, cistos e etc.

O que os platelmintos fazem?

Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. ... O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor. Na região anterior, correspondente à cabeça, encontram-se estruturas sensoriais.

Quais são as doenças causadas pelos nematelmintos?

Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.

  • Enterobiose ou Oxiuríase: ...
  • Filariose ou Elefantíase: (não tem cura) ...
  • Amarelão ou Opilação ou Ancilostomose: ...
  • Ascaridose ou Ascaridíase:

Quais são os principais platelmintos parasitas do ser humano?

Os platelmintos que mais parasitam o ser humano são: ascaris lumbricóides, ancilostoma duodenale, necator americanus,enterobios (oxiúros) vermiculares e wuchereria bancrofti. Os platelmintos são responsáveis por doenças como esquistossomose, teníase (solitária), cisticercose, hidatidose e a fasciolose.

O que são platelmintos Cite exemplos?

Os platelmintos são chamados de vermes achatados, ou planos, e são agrupados dentro do filo dos Platyhelminthes, no Reino Animal. ... São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.

Qual é o agente causador da esquistossomose quais são os principais sintomas da doença?

A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. Inicialmente a doença é assintomática, mas pode evoluir e causar graves problemas de saúde crônicos, podendo haver internação ou levar à morte.

Quais são os principais representantes dos platelmintos?

Os principais representantes desse grupo são as planárias (Classe Tubelaria), e as tênias solium e saginata (Classe Cestoda) e vermes trematódeos (Classe Trematoda).

Quais são os principais representantes dos anelídeos?

O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.

Quais as características embrionárias dos animais do filo Platelminto?

Principais Características dos Platelmintos São vermes de corpos achatados, triblásticos, não possuem celoma, ou seja, são acelomados, possui simetria bilateral, pois o corpo é igual no lado esquerdo e direito, e não possuem protostômio. O sistema nervoso é ganglionar, ou seja, há o início da formação do encéfalo.

Qual Platelminto não apresenta vida?

planárias

Qual organismo corresponde a um platelminto?

Resposta: O Filo Platyhelminthes, ou simplesmente platelmintos, reúne um grupo de organismos que possuem corpo alongado e achatado dorsoventralmente. Muitos costumam chamar os representantes desse grupo simplesmente de vermes achatados, em razão da ausência de patas e do formato de fita característico.

Como é feita a excreção dos platelmintos?

O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.

Como é a organização corporal dos platelmintos?

Resposta. Organização Corporal dos Platelmintos e Nematelmintos. O filo Platyhelminthes, ou dos platelmintos (platy, achatado; helminthe, verme), é composto de vermes que apresentam o corpo achatado dorso ventralmente, cujos órgãos internos estão mergulhados em um parênquima de células estreladas.

Como se dá a organização do corpo dos platelmintos?

Resposta. Organização Corporal dos Platelmintos e Nematelmintos. O filo Platyhelminthes, ou dos platelmintos (platy, achatado; helminthe, verme), é composto de vermes que apresentam o corpo achatado dorso ventralmente, cujos órgãos internos estão mergulhados em um parênquima de células estreladas.

Como é a organização corporal dos platelmintos Quais as principais novidades evolutivas?

Houve um progresso na organização corporal com a presença de alguns sistemas, o que praticamente não existe nos outros grupos. Outra característica importante desses animais é a simetria bilateral: possuem lado direito e lado esquerdo, região anterior e posterior, região ventral e região dorsal.

Qual é a forma do corpo dos nematóides?

Nematódeos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo com- pleto, sem traços de metamerisação, com musculatura interrompida nas linhas medianas e laterais, campos longitudinais, e geralmente com sexos separados, acarretando algumas vezes ...

Como é o corpo dos Nematelmintos?

Os nematelmintos possuem corpo cilíndrico e bem alongado, com simetria bilateral, podendo dividir seu corpo em duas partes iguais e apresentando duas regiões (região posterior e anterior).

Quais parasitas intestinais de humanos são Nematelmintos?

Eles são encontrados em diversos habitais, como água doce, mares, solo úmido, areia dos desertos, água parada, praias. No entanto, as espécies mais estudadas de nematelmintos são parasitas humanos sendo que o mais conhecido deles é a lombriga (Ascaris lumbricoides).