Quais são as classificações das esponjas?

Quais são as classificações das esponjas?

Classificação. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Qual o Filo a que pertencem as esponjas e suas principais características?

As esponjas pertencem ao filo porífera e acredita-se que os primeiros animais existentes na Terra foram desse filo. A principal característica deste filo é possuir o corpo coberto por poros.

Como é constituído o corpo de uma esponja?

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.

Como é formado o corpo dos Poriferos?

Estrutura Corporal. Os poríferos possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou espongiocele. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada ósculo. ... O movimento dos flagelos permite a circulação e representa sistema circulatório das esponjas.

Qual é a importância dos cnidários?

Os cnidários tem importância econômica, e servem para manter o equilíbrio ambiental, são alimentos de alguns animais aquáticos, como as tartarugas que comem as água-vivas . Eles comem alguns seres que podem se tornar pragas no ambiente marinho.

Qual a importância econômica dos Poriferos?

A importância econômica dos poríferos é dada porque eles podem ser usados como um articulo de higiene, pois szeu esqueleto serve como esponja, além disso também são comercializadas como fertilizante para os campos.

Qual a importância da água na alimentação dos Poríferos?

Resposta. os poríferos são filtradores. A água ao entrar pelos esporos, passa pelos coanócitos (células dotadas de muito lisossomo) que filtram a água pegando materiais orgânicos. Logo, a água é a "fonte" de alimento.

Qual a importância da esponja para o meio ambiente?

As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.

Qual a importância ecológica dos Poríferos nos recifes?

Abriga grande comunidade de organismos aquáticos. Servem de alimento para muitas teias alimentares. Estão associados com recifes de corais, abrigando grande diversidade de organismos marinhos.

Qual a importância econômica dos cnidários?

Os cnidários tem importância econômica, e servem para manter o equilíbrio ambiental, são alimentos de alguns animais aquáticos, como as tartarugas que comem as água-vivas . Eles comem alguns seres que podem se tornar pragas no ambiente marinho.