O que é verbete é um exemplo?

O que é verbete é um exemplo?

O dicionário registra os vários sentidos que uma palavra pode ter. A esse conjunto de sentidos dá-se o nome de verbete. Veja, por exemplo, o verbete da palavra volta: Volta. ... Veja, por e-xemplo, o verbete da palavra gato: .

Como é a estrutura de um verbete?

A estrutura do verbete é assim: primeiro vem a palavra, depois uma dica de como pronunciá-la, depois a sua classe (no caso, substantivo) e seu gênero (masculino ou feminino, porque em Português nem sempre dá pra saber). Depois, numerados, estão os diferentes significados.

O que é o gênero verbete?

De acordo com Calzolari (2015) o verbete é um gênero de caráter informativo e predominantemente descritivo, visto que seu objetivo é explicar um conceito, uma palavra, atribuindo-lhe um conjunto de significados e exemplos.

O que pode conter em um verbete?

Podem conter gráficos, ilustrações, subdivisões e interlinks para complementar as informações e aprofundar o tema [Veja Como editar um verbete aqui]. Sempre que possível é desejável ter pelo menos três subtítulos, porque a plataforma gera imediatamente um índice para o texto, o que o torna mais atraente para o leitor.

O que não pode faltar em um verbete?

Algumas informações não podem faltar: a diagramação e formatação de verbetes em enciclopédia infantil seguem um padrão: termo, definição, detalhamento ou curiosidades, palavras de remissão a outros termos que podem ajudar na compreensão sobre o que se busca.

Que outra informação aparece logo após a entrada do verbete?

Resposta. Resposta: As definições, os possíveis conceitos e sentidos do verbete.

Qual é a entrada do verbete cadeia?

Resposta. Resposta: A cabeça de verbete, também conhecida como entrada de verbete, constitui-se de uma palavra simples, uma palavra composta por hífen, uma locução, uma sigla, um símbolo ou uma abreviatura.

O que significa o que aparece na segunda entrada?

Resposta. O colher (co. lher) vem de um utensílio que usamos para nos alimentar.

Qual vem primeiro dicionário ou dicionarista?

Verificado por especialistas b. Nessa mesma lógica, pode-se citar que o termo dicionário também é encontrado a frente de "dicionarista". Além disso, pode-se observar que os dicionários também apresentam dados sobre a classe gramatical das palavras.

Quem escreve o dicionário recebe o nome de dicionarista ou ainda?

Significado de Dicionarista substantivo masculino e feminino Autor de dicionário; lexicógrafo.

O que é o primeiro?

Significado de Primeiro adjetivo Que precede os outros no tempo, no lugar e na ordem. O melhor, o mais notável: primeiro aluno da classe.

O que vem primeiro sinônimo?

Que acontece antes: 2 anterior, antecedente, precedente, preexistente, antecipado, preliminar, pregresso.

O que significa ser o primeiro da classe?

Resposta. Resposta: ser o primeiro da classe significa ser o melhor aluno da classe.