O que é Sinusite Esfenoidal?

O que é Sinusite Esfenoidal?

Inflamação dos seios da face, que são cavidades ocas localizadas nos ossos da face ao redor do nariz e dos olhos, classificadas como: frontais, esfenoidais, etmoidais e maxilares. Dependendo da duração, a doença pode ser aguda ou crônica.

O que é o Esfenóide?

O osso esfenóide é o osso mais complexo do corpo humano. Devido a sua forma, ele também é conhecido como “osso em forma de vespa”.

Onde ficam os seios Esfenoidais?

O seio esfenoidal (SE) é uma estrutura importante em cirurgias da base do crânio, que está cercada por várias estruturas anatômicas vitais, como as artérias carótidas internas, o nervo óptico e os nervos cranianos no interior do seio cavernoso.

Onde ocorre a sinusite?

A doença é caracterizada por uma inflamação na mucosa dos seios da face (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal) e não é um problema hereditário, podendo, ainda, ser classificada como sinusite aguda ou crônica. Os sintomas são variados, desde a sensação de pressão na cabeça, até tosse e febre.

Como surge a sinusite?

Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus Influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.

Qual exame detecta Sinusite?

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

Como é feito o diagnóstico de sinusite?

Para diagnosticar a sinusite, é somente necessária a avaliação clínica do médico clínico geral, pediatra ou otorrino. Os exames como análises de sangue, raio-X e tomografia, não são necessários, mas podem ser úteis em alguns casos nos quais há dúvida sobre o diagnóstico ou a causa da sinusite.