Como as medusas se reproduzem?

Como as medusas se reproduzem?

A reprodução das medusas é do tipo sexuada. Os ovos que resultam da fecundação se desenvolvem em pequenos pólipos, que ficam presos no fundo do mar. Através do brotamento, os pólipos evoluem para medusa. Quando atingem o tamanho necessário, elas se libertam do pólipo e se transformam em animais adultos.

Quais as formas de reprodução dos celenterados?

Em muitas espécies de celenterados, a reprodução envolve a alternância de uma fase assexuada com outra sexuada. ... Na reprodução da água-viva, a fase sexuada acontece na forma de medusa, a fase mais desenvolvida do ciclo; a assexuada ocorre na forma de pólipo, que é reduzida.

Quais são os tipos de reprodução dos Poriferos?

Reprodução dos poríferos As esponjas podem reproduzir-se tanto de forma assexuada como de forma sexuada. No que diz respeito à reprodução sexuada, devemos destacar que a maioria das esponjas é hermafrodita, ou seja, um mesmo indivíduo é responsável pela produção de gametas masculinos e femininos.

Como se classificam os celenterados?

Os celenterados dividem-se em três classes principais: hidrozoários, representados pelas hidras e caravelas; cifozoários, representados pelas águas-vivas; antozoários, representados pelas actínias ou anêmonas-do-mar e pelos corais.

Quais as duas formas de celenterados explique suas diferenças?

São os pólipos e as medusas. Os pólipos vivem fixos e apresentam tentáculos em volta da boca. Eles têm corpo cilíndrico. As medusas se locomem e tem o corpo em formato de guarda-chuva.

Como são denominadas as formas Ie II?

a) Como são denominadas as formas l e II? Resposta: I - Pólipo; II - Medusa.

O que é Cnidocitos ou Cnidoblastos?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O nematocisto é originado pelo complexo de Golgi dos cnidócitos. O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.

Qual a razão do outro nome celenterados para o Filó cnidários?

Mas os cnidários também são chamados de celenterados. Esta nomenclatura deve-se ao fato de este ser o primeiro grupo animal a apresentar uma cavidade digestiva - cele = oco e enteros = intestino.

Qual é o nome da principal célula dos celenterados?

Tem mais depois da publicidade ;) Possuem cnidoblastos: células que auxiliam na defesa destes animais contra seus predadores e, também, na captura de suas presas. Estas contêm nematocistos, capazes de penetrar na pele da vítima e liberar uma substância urticante.

Quais são os cnidários ou celenterados presentes nessa praia?

Em uma praia há: anêmonas, cracas e mexilhões (fixos às rochas); medusas, camarões e peixes (nadando); esponjas formando recifes (dificultando a navegação).

Qual o outro nome dado aos celenterados?

A palavra cnidário deriva do grego knidos e significa 'urticante', 'que queima'. ...

O que significa a palavra cnidários?

Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.

O que são os Cnidoblastos?

Significado de cnidoblasto [Zoologia] Célula urticante, na oxoderme dos celenterados.

Qual o tipo de sistema digestório que os celenterados possuem?

sistema digestório incompleto

Quais são as duas formas do corpo dos cnidários?

A estrutura corporal dos cnidários apresenta duas variações: o pólipo e a medusa. Alguns cnidários passam toda a sua vida como apenas uma forma, ou seja, sendo pólipo ou medusa. ... Medusa: forma de vida que se move ativamente. As medusas apresentam formato de sino e boca voltada para baixo bem como seus tentáculos.

O que significa e qual a função do Nematocisto?

O nematocisto é uma estrutura presente nos cnidócitos dos animais do filo cnidária. Funciona como um gatilho que ao ser pressionado ou tocado vai se prender no tecido da presa e liberar uma sustância urticante com capacidade de paralisar um animal.

Como se classificam os cnidários Cite um exemplo de cada classe?

Antozoários - as anémonas-do-mar e corais verdadeiros; Cifozoários- as verdadeiras águas-vivas; Cubozoa - as medusas em forma de cubo; Hidrozoários - as hidras, algumas medusas, a garrafa-azul (caravela-portuguesa) e os corais-de-fogo; Staurozoa - as medusas que habitam regiões costeiras dos oceanos em zonas temperadas ...

Quais são os tipos de cnidários?

As principais classes dos cnidários são:

  • Hydrozoa - hidras e caravelas;
  • Scyphozoa - águas -vivas.
  • Anthozoa - anêmonas e corais; e.
  • Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.

Como é chamada a forma móvel dos cnidários Cite exemplos?

Resposta: As formas básicas dos cnidários são: Pólipo que é a forma fixa, parecido com uma planta. E medusa que é a forma móvel semelhante a uma água viva. É chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!

Em qual grupo de cnidários as águas vivas são classificadas?

As águas-vivas são classificadas no subfilo Medusozoa, que é uma parte importante do filo Cnidaria (celenterado) ao qual também pertencem corais, caravela portuguesa, anémonas-do-mar, vespa do mar, canetas marinhas, e a gorgônia. . É bom notar que nem todas as espécies do grupo Medusozoa são consideradas águas-vivas.

Qual é o grupo da água viva?

Cnidaria

Qual é a classe da água viva?

Cnidário

Em que ambiente Poríferos e cnidários são encontrados?

Os cnidários normalmente são encontrados em ambientes marinhos, já os poríferos podem ser encontrados tanto em ambientes marinhos, como em ambientes de água doce, sempre fixados no substrato do local.