O que é o método Sociointeracionista?

O que é o método Sociointeracionista?

Em outras palavras, a proposta pedagógica Sociointeracionista se trata de uma abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.

Qual a principal contribuição da teoria Sociointeracionista?

Na teoria sociointeracionista de Lev Semenovich Vigostky, um princípio básico a ser considerado é o de que a aprendizagem propulsiona o desenvolvimento. A sua teoria dá ênfase às relações interativas e aos processos de mediação que vão resultar na aprendizagem, além do processo dinâmico entre os sujeitos.

Qual o papel do educador na linha sócio interacionista?

Já no sociointeracionismo o professor age como condutor do aprendizado, seu papel é ativo em sala de aula, não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem./span>

Qual era a linha pedagógica de Vygotsky?

Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Quais as contribuições do Sociointeracionismo no ensino de artes?

O sóciointeracionismo propõe um trabalho pedagógico que provoca questionamentos, autonomia, percepção, raciocínio, participação, socialização e interatividade. Todas estas ações aplicadas na educação a distância poderão influenciar em um ensino mais humanizador, concreto e significativo.

O que é a linguagem para Vygotsky?

Animais se expressam por meio de gestos e sons, o que, para Vygotsky, não é exatamente comunicação, já que não existe a intenção explícita de se comunicar. A linguagem surge pela necessidade do ser humano de se comunicar com o outro para fortalecer o grupo e organizar o trabalho.

O que se espera do aluno na visão Sociointeracional?

Na abordagem sociointeracionista, o aprendiz compreende o mundo por meio de sua interação com o meio. O aluno é parte de um contexto social, e deve ter iniciativa para questionar. Segundo essa abordagem, a educação assume um caráter amplo e não se limita as situações formais de ensino-aprendizagem.

O que é uma proposta pedagógica?

A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional.

O que é a formação dos conceitos?

a formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte; - os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos inferiores (Vygotsky, 1991).

Qual o ponto de partida da teoria de Vygotsky?

O ponto de partida para a explicação de Vigotski é a relação específica, mas abrangente, da criança com seu ambiente, designada como a situação social de desenvolvimento. ... Cada período etário tem uma nova formação central característica, relativa a quais funções psicológicas se desenvolvem (Vygotsky, 1998b, p. 197)./span>

O quê Wallon diz sobre a afetividade?

O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.

O que é teoria afetiva?

A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.

O que é afetividade para a psicologia?

A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

O que diz Paulo Freire sobre afetividade?

Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.

Qual a importância da afetividade na vida do ser humano?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

O que diz Piaget sobre a afetividade?

Para Piaget a Afetividade é uma energia impulsionadora das ações do sujeito, o que Wallon complementa dizendo: “a afetividade é um componente permanente da ação”. ... Nesse contexto há que se valorizar a mediação social que, segundo Wallon (in Dantas 1991, pag.

Qual a importância da afetividade na educação?

A relação entre a afetividade e a aprendizagem tem influência fundamental que garantem ao aluno um ensino de qualidade, além de contribuir na formação da criticidade, solidariedade, criatividade e felicidade. ... Portanto, o papel da escola é o de acolher e de transmitir afeto para seus alunos./span>

O que defende a teoria de Piaget?

Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...

Qual a importância da afetividade na aprendizagem?

A afetividade representa a energia que direciona e motiva o aluno ao ato de aprender, desta forma, ratifica-se a importância do relacionamento afetivo durante o processo de ensino aprendizagem e as atitudes, tanto do professor quanto do aluno, para o sucesso escolar, de acordo com Saltini (1999, p.

Qual a importância da afetividade entre professor e aluno?

conhecimento de maneira atuante e prazerosa, pois é nessa relação que o aluno deve adquirir a maior gama de conhecimento de forma que possa aplicá-la na sua vida futura, sendo assim, a relação de afetividade entre o aluno e o professor é muito relevante na construção do conhecimento.

Qual é a importância do vínculo afetivo entre professor e aluno?

A partir da revisão de literatura, concluiu-se que o vinculo afetivo é essencial à relação professor/aluno, uma vez que esta beneficia a todos, já que o discente sente-se mais determinado a adquirir conhecimentos e o educador motiva-se a ensinar melhor.

Como deve ser a relação entre professor e aluno?

Relação professor-aluno segundo Vygotsky. A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.