O que é um adjetivo Biforme?

O que é um adjetivo Biforme?

São os que sofrem flexão dependendo do gênero do substantivo Os adjetivos biformes possuem duas formas diferentes e se adequam com o gênero do substantivo que estão acompanhando. ... É muito comum encontrar um adjetivo que tenha a definição de biforme e consiga sofrer flexões a depender do gênero do substantivo.

O que é adjetivo uniforme exemplos?

Os adjetivos uniformes possuem a mesma forma, tanto para o feminino, como para o masculino, ou seja, não flexionam o seu termo. Todos os adjetivos terminados em –a, -e, -l, -m, -ar, -or, -s, -z, são classificados como adjetivos uniformes. A nova secretária é competente. O novo porteiro é competente.

Qual a diferença entre Biforme e uniforme?

Adjetivos biformes possuem uma forma para cada gênero, ou seja, masculino e feminino. ... Por outro lado adjetivos uniformes possuem uma única forma tanto para masculino como para feminino. Exemplo: Menina inteligente, Menino inteligente.

Qual o substantivo derivado de uniforme?

Uniforme é uma palavra que chega até a língua portuguesa derivada de um adjetivo latino, uniformis. Em português, uniforme pode ser tanto um adjetivo quanto um substantivo.

O que é substantivo uniforme comum de dois gêneros?

Na gramática, o substantivo comum de dois gêneros é o tipo de substantivo que se refere ao gênero feminino e ao gênero masculino, sem alterar o seu termo. Ele é classificado como um substantivo uniforme, que é o substantivo que apresenta apenas uma forma (uma escrita).

Quais são os substantivos comuns de dois gêneros?

Substantivos comuns de dois gêneros

  • o anarquista – a anarquista.
  • o agente – a agente.
  • o artista – a artista.
  • o camarada – a camarada.
  • o chefe – a chefe.
  • o cliente – a cliente.
  • o colega – a colega.
  • o colegial – a colegial.

O que é Sobrecomum é comum de dois gêneros?

Substantivo Sobrecomum: relacionado com pessoas, por exemplo, a palavra "anjo", utilizada para os dois gêneros: Mariana é um anjo de pessoa; Ricardo é um anjo que apareceu na minha vida. Substantivo Epiceno: relacionado com animais, é utilizado com os termos "macho" e "fêmea" para identificar: cobra macho; cobra fêmea.

Como se pronuncia Epiceno?

e·pi·ce·no |ê| [ Gramática ] Diz-se de ou nome que tem apenas um género e designa animais cujo sexo masculino e feminino pode ser determinado através das palavras macho ou fêmea (ex.: em o elefante fêmea encontramos um caso de substantivo epiceno).

O que é um adjetivo de dois gêneros?

Gênero dos Adjetivos Biformes - têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Por exemplo: ativo e ativa, mau e má, judeu e judia. Se o adjetivo é composto e biforme, ele flexiona no feminino somente o último elemento.