adplus-dvertising

O que são células hematopoiéticas?

O que são células hematopoiéticas?

O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.

O que são células hematopoéticas?

As células-tronco hematopoéticas (CTH) são células que possuem a capacidade de se autorrenovar e se diferenciar em células especializadas do tecido sanguíneo e do sistema imune. Na medicina, sua importância pode ser evidenciada por seu uso rotineiro do tratamento de doenças onco-hematológicas e imunológicas.

O que são células dendríticas?

Células dendríticas (DCs) se originam na medula óssea a partir de células-tronco hematopoiéticas pluripotentes e são uma das principais células apresentadoras de antígeno do sistema imune. Estas células foram descobertas como uma nova linhagem de células nos órgãos linfóides de camundongos, distinta dos macrófagos.

O que são as células estaminais?

Células estaminais são células indiferenciadas com capacidade de auto-renovação e divisão ilimitada que podem dar origem a células estaminais adicionais, mantendo o seu pool, e a células-filhas comprometidas com a diferenciação nos vários tipos celulares do organismo.

Que tipo de célula é responsável pela defesa imunológica do organismo?

Quando falamos em células que participam do sistema imunológico, devemos dar destaque aos leucócitos, responsáveis pelas principais ações de defesa do organismo. Também chamados de glóbulos brancos, são produzidos na medula óssea e migram para as várias partes do corpo pelos vasos sanguíneos.

Qual é a função de forma resumida de cada célula de defesa?

Os linfócitos são um tipo de leucócito ou glóbulo branco do sangue, responsáveis pelo reconhecimento e destruição de microrganismos infecciosos como bactérias e vírus. Existem os linfócitos B e linfócitos T. Conheça mais sobre: Linfócitos.

O que são células de defesa dos celenterados?

As células de defesa dos organismos celenterados são os cnidoblastos ou cnidócitos. Os celenterados são também conhecidos como cnidócitos, o que pode deixar mais evidente o nome de suas células de defesa.

Qual é o nome das células de defesa dos celenterados?

Possuem cnidoblastos: células que auxiliam na defesa destes animais contra seus predadores e, também, na captura de suas presas.

Qual é a classe das águas vivas?

Scyphozoa

Quais as semelhanças e as diferenças existentes entre a anêmona do mar e água viva?

a anemora quanto a agua viva pertecem ao mesmo filo (cnidarios),ambos pode causar queimaduras e irritaçoes na pele ambos tem o corpo gelatinoso.

Qual é a célula característica do grupo dos cnidários?

Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante. O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa.

Quem são os ancestrais dos cnidários?

Resposta: O filo Cnidaria é portanto grupo-irmão dos metazoários bilaterais. Uma das principais questões relativas à filogenia dos cnidários refere-se à forma ancestral - foi o pólipo ou a medusa? ... Os ctenóforos são monofiléticos e formam um pequeno filo com cerca de 100 espécies atuais.

O que significa dizer que os cnidários são seres simbióticos?

Resposta. Significa que eles têm o corpo constituído fundamentalmente por duas camadas celulares: a ectoderme e a endoderme.