O que é um Plano Estratégico?

O que é um Plano Estratégico?

O conceito de planejamento estratégico se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja.

Qual a função do nível estratégico?

O nível estratégico pode ser definido como aquele que determina as estratégias da empresa. Este tipo de planejamento auxilia na obtenção da visão, missão, bem como dos valores da mesma. Além de colaborar com a concepção dos objetivos e análise de fatores internos e externos.

O que é um planejamento estratégico para que serve?

O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso do negócio. ... Um planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que tem o propósito de ajudar uma organização a fazer um trabalho melhor, porque nele se concentra a energia, recursos e tempo de todos da organização em direção do mesmo objetivo.

O que é um plano estratégico de negócios?

O planejamento estratégico da empresa pode ser definido como o documento formal pelo qual a empresa traça seu caminho para ser bem-sucedida. É um processo-chave para toda gestão, que deve elaborar um plano estratégico adequado, no qual formalize a estratégia de negócios de forma a ficar claro para toda a organização.

O que é o planejamento estratégico de uma empresa?

O que é planejamento estratégico? Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir objetivos em uma empresa. Ele funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada.

Quais são as principais características do planejamento estratégico?

Podemos definir o planejamento estratégico de uma empresa como: Todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.

O que é o planejamento em saúde?

Entendemos como planejamento em saúde o conjunto de estratégias previamente pensadas com o objetivo de alcançar metas e desenvolver processos da melhor forma possível. Esse planejamento é muito importante para que a equipe saiba como e o que deve fazer.

O que é o planejamento em saúde para que serve o planejamento em saúde?

O primeiro é que o objetivo principal do planejamento em saúde é a saúde e que seu propósito é contribuir para a melhoria do nível de saúde da população tanto quanto seja possível, dado o conhecimento e recursos disponíveis.

O que é o método Zopp?

ZOPP é uma metodologia sofisticada de gerenciamento de projeto. ... O que realmente é: ZOPP é acrônimo de Ziel-Orientierte Projekt Planung, termo alemão para “método de planejamento de projetos orientado por objetivos”.

Quais são as perspectivas de abordagem do método Zopp?

O método prevê a definição de ações a partir de uma análise exaustiva dos problemas, causas e efeitos e a consequente reversão dos problemas em objetivos, resultados esperados e ações, presumindo-se que as ações responderão aos problemas de forma mais integral e efetiva.

O que é o método Altadir de planificação popular?

O MAPP (Método Altadir de Planificação Popular) constitui-se no método de eleição para planejamento no nível local, particularmente naqueles altamente descentralizados. É simples e criativo, elaborado com o objetivo de viabilizar a planificação, a partir de uma base popular.

Como é feito o planejamento do SUS?

A Lei 8.

Quais são os 3 instrumentos desenvolvidos para Sistema de Planejamento do SUS?

Instrumentos de Planejamento do SUS

  • Plano Nacional de Saúde (PNS)
  • Programação Anual de Saúde (PAS)
  • Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas (RQPC)
  • Relatório Anual de Gestão (RAG)

Quais são os instrumentos de planejamento?

Principais instrumentos de planejamento:

  • Plano Estadual de Saúde - PES.
  • Programação Anual de Saúde - PAS.
  • Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior - RDQA.
  • Relatório Anual de Gestão - RAG.
  • Plano Plurianual - PPA.
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO.
  • Lei Orçamentária Anual - LOA.

Quais são os principais instrumentos de planejamento da regionalização?

Os principais instrumentos de planejamento da Regionalização são o Plano Diretor de Regionalização (PDR), o Plano Diretor de Investimento (PDI) e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção à Saúde (PPI).

Quais são as três esferas de gestão do SUS?

8.

Como é realizada a distribuição do financiamento da saúde entre as esferas de governo?

A Constituição Federal de 1988 determina que as três esferas de governo – federal, estadual e municipal – financiem o Sistema Único de Saúde (SUS), gerando receita necessária para custear as despesas com ações e serviços públicos de saúde.

Quais são as competências do SUS?

À direção nacional do SUS, entre outras ações e atividades, compete: definir e coordenar o sistema de vigilância sanitária; estabelecer normas e executar a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo a execução ser complementada pelos estados, Distrito Federal e municípios; estabelecer critérios, ...

Quem faz a gestão do SUS?

São, portanto, gestores do SUS os Secretários Municipais e Estaduais de Saúde e o Ministro da Saúde, que representam, respectivamente, os governos municipais, estaduais e federal.

Qual a importância da descentralização na gestão do SUS?

De acordo com este princípio, o poder e a responsabilidade sobre o setor são distribuídos entre os três níveis de governo, objetivando uma prestação de serviços com mais eficiência e qualidade e também a fiscalização e o controle por parte da sociedade.

Qual a importância da descentralização da gestão do SUS para o nível municipal?

O princípio de descentralização que norteia o SUS ocorre, especialmente, pela transferência de responsabilidades e recursos para a esfera municipal, estimulando novas competências e capacidades político-institucionais dos gestores locais, além de meios adequados à gestão de redes assistenciais de caráter regional e ...

Qual a importância da descentralização?

A descentralização é um fenômeno de grande importância e bastante positivo para que se possa administrar um país como o nosso, entretanto, é necessário que haja o combate a práticas de improbidade e outros crimes contra o patrimônio público.

Qual o papel do MS Estados e municípios na gestão do SUS?

8.