Quais são as nuvens estratiformes?

Quais são as nuvens estratiformes?

São as nuvens chamadas estratiformes (do latim stratum, que significa camada ou folha). Podem ocorrer a vários níveis na parte inferior da atmosfera, mas são mais freqüentes abaixo dos 5 km. Este tipo de nuvem é freqüente por todo o globo e é grandemente responsável por cerca de 50% da nebulosidade terrestre.

O que é a nuvem do céu?

Nuvem é um conjunto de minúsculas partículas de água líquida ou de cristais de gelo - ou de ambos ao mesmo tempo - em suspensão na atmosfera.

O que tem dentro da nuvem?

As nuvens são constituídas por gotículas de água condensada, oriunda da evaporação da água na superfície do planeta, ou cristais de gelo que se formam em torno de núcleos microscópicos, geralmente de poeira suspensa na atmosfera.

O que são as nuvens e como se formam?

Uma nuvem é uma massa de água suspensa na atmosfera, que se forma quando o vapor de água (que é invisível) se condensa no ar, formando gotículas de água líquida ou cristais de gelo. Há vários mecanismos pelos quais a condensação pode ocorrer.

O que é a nuvem na Internet?

Basicamente, o armazenamento em nuvem consiste no ato de armazenar um ou mais arquivos em um HD fora da sua máquina, através da internet.

Como as nuvens flutuam no céu?

As nuvens são formadas pela condensação do vapor d'água na atmosfera e são um conjunto de minúsculas gotículas de água, ou cristais de gelo, que flutuam no ar quente. Dos tipos de nuvens existentes, as mais comuns são as Cirrus, Cumulus e Stratus.

Como a água do mar chega até a nuvem?

A água evapora dos oceanos, rios, solos e vegetação, condensando em nuvens. Após esse processo, ela cai em forma de chuva, infiltra e escorre pelos rios, desaguando no mar. Esse ciclo determina qual a quantidade de água que chega até você.

Como a água cai do céu?

A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

O que provoca a evaporação da água?

A evaporação é uma passagem do estado líquido para o estado gasoso que ocorre lentamente. Nesse processo, algumas moléculas do líquido adquirem energia suficiente para passar ao estado gasoso. ... Todos os processos de vaporização citados são endotérmicos, ou seja, ocorrem mediante a absorção de energia pelo líquido.

Porque cai chuva do céu?

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

O que causa a evaporação da água?

A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. ... As moléculas da superfície da água têm uma grande força que as mantêm dentro do líquido. Quando há uma grande umidade no ar, a pressão atmosférica se torna uma força que impede a evaporação da água.

Como ocorre o processo de solidificação?

A solidificação é a mudança de estado físico sofrida por um líquido que passa para o estado sólido. ... Para uma substância pura, a solidificação ocorre quando ela é resfriada até uma determinada temperatura, usualmente chamada de ponto de fusão (já que a fusão também ocorre nessa temperatura, durante o aquecimento).

O que é o processo de evapotranspiração?

Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. O nome provém desses dois processos, que são simultâneos e precisam ser igualmente mensurados. ... Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera. Uma é a evaporação direto do solo, a outra é através das plantas.

Quais os tipos de evapotranspiração?

Existem cinco tipos conhecidos deste fenômeno: Evapotranspiração de referência (ETo);...

  • 1 – Evapotranspiração potencial (ETp) ou de referência (ETo) ...
  • 2 – Evapotranspiração real (ETR) ...
  • 3 – Evapotranspiração de oásis (ETO) ...
  • 4 – Evapotranspiração da cultura (ETc) ...
  • 5 – Evapotranspiração da real da cultura (ETr)

O que é evapotranspiração qual sua importância?

A evapotranspiração é a forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor, tendo papel importantíssimo no Ciclo Hidrológico em termos globais.

O que é Balanço hidrico em hidrologia?

O balanço hídrico nada mais é do que o computo das entradas e saídas de água de um sistema. ... Na escala macro, o “balanço hídrico” é o próprio “ciclo hidrológico”, cuja resultado nos fornecerá a água disponível no sistema (no solo, rios, lagos, vegetação úmida e oceanos), ou seja na biosfera.