Qual o lugar da arte na educação?

Qual o lugar da arte na educação?

A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. ... A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos.

O que a arte pode nos ensinar?

Resposta. A arte é uma forma de expressão cultural. Ela ensina (expõe) conceitos, ideologias, como também, ensina a própria natureza humana (a expressão artística apresenta característica, traços antropológicos, humanos).

O que a arte nos ensina de acordo com a visão de Nietzsche?

Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.

O que é o ensino da arte?

Arte-educação, ensino de arte ou educação artística é uma disciplina educativa que oportuniza, ao indivíduo, o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.

O que trabalhar em arte?

Artes visuais, dança, teatro e música devem ser abordados no ensino dessa disciplina, que se baseia na reflexão, na apreciação e na produção. Foi-se o tempo em que a aula de Arte só tinha ênfase nas artes plásticas e se resumia a desenhos e pinturas.

O que trabalhar na disciplina de Artes no Ensino Fundamental?

Assim, afirma-se que a Arte no ensino fundamental poderá ser disseminada através de diferentes modalidades como artes visuais, danças, teatros e músicas, evidenciando uma perspectiva estética e artística, sendo possível produzir trabalhos que deverão valorizar a história e a cultura da sociedade.

Quais são os temas da arte?

Os Temas e os Géneros Artísticos

  • Arte figurativa.
  • arte figurativa é um termo usado para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem. ...
  • Arte abstrata.
  • Arte Sacra.
  • Temas mitológicos.
  • Temas históricos.
  • Género alegórico.
  • Cenas da vida quotidiana.

Quais são os 4 pilares da arte?

Resposta: Quatro áreas específicas: artes visuais, dança, música e teatro.

Quais são as metodologias do ensino da arte?

A arte é um elemento muito significativo no processo do desenvolvimento humano, sendo esta intrínseca ao ser. ... A arte possui quatro expressões, quais sejam: artes visuais, música, dança e teatro. E a abordagem triangular, sendo uma metodologia se constitui de três passos principais: contextualizar, apreciar e fazer.

Quais as formas de expressão podem ser utilizadas para trabalhar a arte em sala de aula?

Sendo assim, o presente artigo destaca cinco tipos de linguagens nas artes visuais que são utilizadas com as crianças no cotidiano escolar. São elas: desenho, pintura, modelagem, recorte/colagem e mídia (informática).

Quais as tendências pedagógicas no ensino de arte?

O ENSINO DE ARTE E AS DIFERENTES TEORIAS EDUCACIONAIS As teorias não-criticas são divididas em três tendências: a Tradicional, a Escola-Nova e a Tecnicista. E as críticas em: Libertadora, Libertária e Histórico -Crítica.

Quais são as duas grandes tendências que se alternam na história da arte?

Duas grandes tendências se alternam na história da arte: NATURALISMO, que parte da representação do mundo visível. ABSTRACIONISMO, que não nos remete a objetos ou figuras conhecidas, preferindo as linhas, cores e planos. ... Na sociedade contemporânea, é a própria cultura que decide qual objeto é arte e qual não é.

Quais as tendências pedagógicas que orientaram as diferentes propostas de ensino da arte nas escolas brasileiras?

Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.

Quais são as três principais tendências de ensino da arte no Brasil até a década de 70?

Dessa forma, os resultados apontaram que o ensino de arte no Brasil possui três grandes tendências conceituais, que, didaticamente, classificamos em: (1) Ensino de Arte Pré-Modernista; (2) Ensino de Arte Modernista; e (3) Ensino de Arte Pós- Modernista ou Pós-Moderno.

Como era tratado o ensino de artes no Brasil até a década de 70?

Sendo assim, a educação em arte, na década de 70, mantinha o ensino de acordo com a visão política militar, evitando assim medidas políticas extremas de repressão contra professores que ousassem mostrar a real situação política do país aos seus alunos, considerados pelo poder vigente como professores subversores.

Quais influências históricas e sociais marcaram o ensino da arte no Brasil?

Ensino da Arte no Brasil São valorizados o traço, a repetição de modelos e o desenho geométrico. ... 1960 As experimentações que marcam a sociedade, como o movimento da bossa nova, influenciam o ensino de Arte nas escolas de todo o país. É a época da tendência da livre expressão se expandir pelas redes de ensino.

O que é tendência artística?

Na Arte, o termo tendência tem a ver com o significado mais amplo da palavra moda. ... A tendência se estende aos parâmetros das linguagens artísticas, como: cores, texturas, timbres, vestuário, passos de dança, materiais, rimas, ritmos entre outros.

Qual a tendência da arte hoje?

Desenho passou a ser qualquer suporte, inclusive no espaço, e a gravura, arte para ser multiplicada, hoje também se faz com a tiragem de uma cópia, tornando-se assim, obra única. Tudo, enfim, virou conceito nas novas linguagens. ... De um lado, expressão ou expressividade que o artista precisa usar.

Por que a arte é considerada artefato?

As obras de arte eram consideradas artefatos fabricados com um propósito. A essa época, a obra era apreciada em razão da eficiência técnica nela demonstrada e também pela apreciação moral ou social dos seus efeitos, já que era considerada como um artefato que atendia a um determinado interesse1.

Qual a diferença entre arte e artefatos?

Sabemos que a arte pode assumir diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema entre outras. ... Ela representa uma emoção do artista. Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridos ao longo de muita prática.

O que é uma arte aberta?

Na composição aberta, os elementos da imagem não se limitam nas extremidades. Vão além, pois a característica é não ter moldura. Isso direciona o olhar para dentro da imagem e fica mais fácil saber o que acontece fora. Claro que em algumas situações até uma imagem 'emoldurada' pode fazer uso da composição aberta.

O que é artefato indígena?

São objetos que condensam ações, relações, emoções e sentidos, porque é através dos artefatos que as pessoas agem, se relacionam, se produzem e existem no mundo5.

Quais são os artefatos mais utilizados pelos índios no Brasil?

Arte Indígena

  1. 1 – PINTURA CORPORAL. A pintura corporal serve para distinguir as classes em que se subdivide a sociedade indígena. ...
  2. 2 – ARTE PLUMÁRIA. As penas são usadas pelo índio na ornamentação do corpo.
  3. 3 – ARTE EM MADEIRA. ...
  4. 4 – CERÂMICA. ...
  5. 5 – TRANÇADOS E CESTARIAS. ...
  6. 6 – MÚSICA. ...
  7. 7 – DANÇA.