Quais são as vias de administração de medicamentos parenterais?

Quais são as vias de administração de medicamentos parenterais?

Parenteral: É a administração do medicamento através dos injetáveis: Endovenosa, muscular, subcutânea e intradérmica. Finalidade: •Absorção de drogas por via parenteral. Obter uma absorção mais rápida do que pela via digestiva e subcutânea. Aplicar drogas contra-indicadas por outras vias.

Quais são os músculos usados como via de administração medicamentos?

Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.

Quais as vias de administração de medicamentos Injetaveis?

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias:

  • Subcutânea (sob a pele)
  • Intramuscular (no músculo)
  • Intravenosa (na veia)
  • Intratecal (ao redor da medula espinhal)

Quais são os músculos utilizados para a aplicação de injeção intramuscular?

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

O que são vias de administração parenteral direta e indireta?

A via Parenteral incluem as Injeções (que podem ser Intramuscular, Intravenosa e Subcutânea). A via Enteral são as drogas de uso Retal e Oral. Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal.

Quais vias sofrem metabolismo de primeira passagem?

Essa primeira passagem pelo fígado diminui significativamente a biodisponibilidade do fármaco. ... Vias de administração alternativas podem ser usadas, como intravenosa, intramuscular, sublingual e trans dérmica.

Qual via de administração enteral absorvidos no TGI onde sofrem metabolização de primeira passagem?

qual via de administração enteral absorvidos no tgi, onde sofrem metabolização de primeira passagem? oral sublingual intraóssea endovenosa intramuscular.

O que é metabolismo de primeira passagem hepática?

Metabolismo de primeira-passagem (ou eliminação pré-sistêmica) – Este efeito se refere à possibilidade da droga, antes de cair na circulação sistêmica, sofrer, pelo menos parcialmente, ações metabólicas pelo epitélio intestinal e pelo fígado52.

Que via de administração têm maior probabilidade de sofrer a ação de primeira passagem?

1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem? Alternativa correta letra C, pois pela via oral se faz a metabolização de primeira passagem.

Qual via de administração tem efeito de primeira passagem?

A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.

Qual das vias de administração a seguir possui a maior probabilidade de o fármaco absorvido sofrer efeitos de primeira passagem e consequentemente apresentar uma menor biodisponibilidade?

Qual das vias de administração a seguir possui a maior probabilidade de o fármaco absorvido sofrer efeitos de primeira passagem e consequentemente apresentar uma menor biodisponibilidade? Intravenosa.

Qual seria a finalidade principal de uma metabolização?

A finalidade do metabolismo no corpo é geralmente mudar a estrutura química da substância, para aumentar a facilidade com que pode ser excretada do corpo.

Que fatores podem influenciar o metabolismo de uma droga?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

Quais os processos envolvidos no metabolismo dos farmacos?

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

Quais as principais vias pelas quais os fármacos são removidos do corpo?

Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...

Quais são os 4 tipos de metabolismo celular?

O metabolismo celular é dividido em anabolismo e catabolismo.

  • O anabolismo compreende as reações de armazenamento de energia, ocorrendo a síntese de compostos. É a fase sintetizante do metabolismo.
  • O catabolismo compreende as reações de liberação de energia, a partir da decomposição de moléculas. ...
  • Saiba mais: