Quando usar o se antes ou depois do verbo?

Quando usar o se antes ou depois do verbo?

I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

Qual é a função do SE?

a) Pronome reflexivo: funciona como objeto direto, objeto indireto e sujeito do infinitivo. b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los. ... d) Partícula expletiva: não desempenha nenhuma função sintática ao se associar a verbos. Ex: Ele acabou de sentar-se.

Qual é a função do pronome se no enunciado?

2 Qual é a função do pronome se no enunciado a seguir: ... Dependendo do contexto, o pronome se pode funcionar como pronome reflexivo (se o sentido for “eles feriram a si mesmos”) ou como pronome recíproco (se o sentido for “eles feriram um ao outro”).

Que é se conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Quais as funções sintáticas da partícula se?

A partícula SE como CONJUNÇÃO Como conjunção, o SE não possui função sintática, mas tem extrema utilidade no período pois ligará a oração subordinada à oração principal, nas orações adverbiais e nas orações integrantes.

O que é uma partícula expletiva?

Que: como partícula expletiva, é comum após conjunções, advérbios e expressões adverbiais.

O que é uma expressão expletiva?

Palavra ou expressão redundante ou desnecessária, mas que dá ênfase, força, graça, etc.

O que é um expletivo?

Significado de Expletivo adjetivo, substantivo masculino Que serve para preencher ou completar. Gramática Diz-se das palavras ou expressões não indispensáveis ao sentido de uma frase, mas usadas como realce ou ênfase.

Mais tópicos