Para que serve o eletrônico?

Para que serve o eletrônico?

A eletrônica ou eletrónica é a ciência que estuda a forma de utilizar a energia elétrica em baixas correntes, por meio de componentes os quais permitem o aproveitamento do fluxo de elétrons em dispositivos.

Qual é a função de um resistor?

Resistores são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos elétricos por meio do efeito Joule, que converte energia elétrica em energia térmica.

Qual a função de um indutor?

Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas frequências.

O que é um capacitor e qual a sua função?

Os capacitores são dispositivos que consistem em um meio dielétrico envolvido por armaduras metálicas, são usados para armazenar cargas elétricas.

O que é um resistor elétrico?

Resistores são dispositivos elétricos que compõem circuitos com a finalidade básica de transformar energia elétrica em calor ou mudar o valor da ddp. Resistores são dispositivos que compõem circuitos elétricos diversos, a sua finalidade básica é a conversão de energia elétrica em energia térmica (Efeito Joule).

Como funciona um resistor elétrico?

Um resistor funciona limitando a corrente a elétrica! O resistor possui uma resistência maior do que os cabos e trilhas de um circuito elétrico, forçando a redução da corrente elétrica que passa por ele! Sendo assim, ele provoca uma queda de tensão.

O que são resistores em série?

Resistores estão em série quando os seus terminais estão ligados um em seguida do outro e não existem ramificações entre componentes.

Como queimar um resistor?

Quando um resistor é colocado sob uma tensão que se aproxima do limite da potência nominal, ele gera mais calor do que o normal. Isso se deve à tentativa da tensão de forçar mais corrente (elétrons) através do componente do que ele é projetado para deixar passar.

Como saber quando um resistor está com defeito?

Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato. – Se o valor medido for menor que o valor do resistor, nada pode ser concluído.

O que causa a queima de um transistor?

Se o transistor voltar a queimar é porque a sobrecarga ou causa de sua queima no circuito ainda continua, ou seja, deve existir outro componente no circuito com problemas. ... Assim, antes de trocar o transistor, verifique os componentes próximos.

Como saber se o transistor está em curto?

Se o ponteiro se movimentar até a metade do curso total, a junção coletor-emissor está com fuga. Nesse caso, o transistor está com defeito. Se o ponteiro for até o final a junção coletor-emissor está em curto. Nesse caso, o transistor está com defeito.

Como testar um transístor de um módulo?

Como testar Transistor MOSFET utilizando Multímetro Digital

  1. O teste do transistor MOSFET é realizado em 3 etapas: ...
  2. Se o multímetro medir um valor entre 0,3V e 0,7V no sentido direto e OL. ...
  3. 3º) Com o multímetro na posição de diodo carregue o segundo capacitor. ...
  4. Para ligar o MOSFET, é preciso inserir uma tensão maior que 4,0 V entre os terminais Gate e Source do transistor.

Como saber se a saída do módulo está queimada?

Pressione a sonda do multímetro contra a faixa condutora da placa de circuito, diretamente após o primeiro resistor após o transformador de potência. Uma leitura de zero lá ou em qualquer ponto do quadro após a resistência significa que ela é queimada. Este teste também funciona para transistores.

Como saber se um Mosfet está em curto?

Se o transistor estiver com Drain e Source em curto, o multímetro acusará uma tensão muito baixa, perto de 0V. Se o multímetro acusar Drain e Source em curto, existe a possibilidade do transistor já estar ligado. Para tirar a dúvida, descarrege o Gate encostando o Gate no Source.

Como testar um transistor com multímetro digital?

Nos multímetros analógicos, a posição das pontas de prova deve ser: A ponta de prova positiva ( + ) (vermelha), precisa ser posicionada sobre a base (B), que é a extensão do meio, e a ponta de prova negativa ( = ) (preta) será testada cada vez em um terminal, o de saída (E) e o de entrada (C).

Como saber se um transistor e NPN ou PNP?

Passamos agora a identificar os terminais de coletor e emissor, já que conhecemos o terminal de base. Se o transistor for NPN, coloque a ponta de prova vermelha na base. Se for PNP, coloque a ponta de prova preta na base. A seguir, meça com a outra a ponta a resistência nos dois terminais restante, anotando os valores.

Como testar um transistor NPN?

Para testar o transistor, primeiro polarize a junção base-coletor, colocando o terminal positivo do multímetro na base e o negativo no coletor. Para um transistor bom, o visor deve mostrar a tensão de condução da junção, entre 0,4 e 1,2V, conforme já informado.

Como testar um transistor NPN com Multimetro Digital?

→ Usar a escala com símbolo de diodo; → Colocar a ponta vermelha (se o transistor for do tipo NPN) ou a ponta preta (se o transistor for do tipo PNP) na BASE e a outra ponta nos terminais restantes (COLETOR e/ou EMISSOR).

Como se testar um transistor?

Conecte a ponta de prova preta no emissor e coletor.

  1. Se as leituras anteriores foram ambas altas e as leituras atuais são baixas, significa que o transistor está bom.
  2. Se as leituras anteriores foram ambas baixas e as leituras atuais são altas, significa que o transistor está bom.

Como funciona um transistor NPN?

O transistor NPN possui suas junções NP uma voltada contra a outra, com o cristal P (positivo) para as costas da outra junção, formando, então, o transistor de junção bipolar (TJB) NPN. Esse é acionado com carga positiva em relação ao emissor. ... Esse é acionado com carga negativa em relação ao emissor.

Para que serve um transistor NPN?

Os transistores de potência podem ser encontrados em estruturas NPN e PNP. São muito utilizados em paralelo com circuitos mais sensíveis, de forma a permitir a passagem de corrente pelo transistor, aliviando o circuito eletrônico.

Como polarizar um transistor NPN?

Em transistores NPN, para que a junção PN do emissor seja polarizada, é necessário aplicar uma tensão na Base superior à tensão no Emissor (Vbe > 0).

Como funciona um transístor de potência?

O transistor bipolar de potência. ... Transistor significa Transfer-Resistor ou resistor de transferência. Ele se comporta como um resistor cuja resistência pode ser variada por uma corrente de base. No entanto, mesmo na saturação, a resistência entre coletor e emissor não é nula, o que significa que calor é gerado.