Como funciona o aparelho vestibular?

Como funciona o aparelho vestibular?

O aparelho vestibular funciona continuamente, inclusive durante o sono, de forma inconsciente. A assimetria da resposta labiríntica, seja pela estimulação excessiva ou pela hipoestimulação, leva a vertigem, nistagmo e reflexo vagal que são sensações conscientes.

Como são formados os ductos semicirculares?

Os canais semicirculares são constituídos por três regiões dilatadas que se localizam acima do utrículo. Nessas dilatações chamadas de ampolas há células sensoriais ciliadas cobertas por um líquido gelatinoso.

Qual é a função do equilíbrio?

O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.

Qual é a função do hipocampo?

O hipocampo é uma estrutura do cérebro encaixada profundamente no lóbulo temporal de cada córtice cerebral. É uma parte importante do sistema límbico, de uma região cortical que regule a motivação, emoção, aprendendo, e de memória.

Qual é a principal função do corpo caloso?

A principal função do corpo caloso é a comunicação entre os dois hemisférios; as diferentes partes do corpo caloso conectam áreas semelhantes de cada hemisfério.