Quais são as 33 vértebras da coluna?

Quais são as 33 vértebras da coluna?

A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, apresentando a seguinte divisão:

  • Vértebras Cervicais: 7 vértebras;
  • Vértebras Dorsais ou torácicas: 12 vértebras;
  • Vértebras Lombares: 5 vértebras;
  • Vértebras Sacrais: 5 vértebras fundidas;
  • Vértebra Coccígea: 4 vértebras fundidas.

Quais são as vértebras cervicais?

As vértebras cervicais são as menores vértebras da coluna vertebral. São sete ossos individuais, e o primeiro, o segundo e o sétimo possuem formato único, enquanto do terceiro ao sexto ossos observa-se formatos semelhantes.

Quais são as características das vértebras cervicais?

Vértebras Cervicais: Possuem um corpo pequeno exceto a primeira vértebra. Em geral apresentam processo espinhal bífido e horizontalizado e seus processo transversos possuem forames transversos (passagem de artérias e veias vertebrais.

Qual a função das vértebras cervicais?

A coluna cervical é dada como uma das regiões que compõem a estrutura da coluna vertebral, ocupando a região inteira do pescoço. Sua área é formada por 7 vértebras, e sua principal função é a sustentação da cabeça.

Quais são as funções das vértebras?

A coluna vertebral representa o conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo de sustentação corporal dos vertebrados, contendo em seu interior um orifício que transpassa longitudinalmente cada unidade vertebral, formando um canal no qual se aloja a medula espinhal.

Quais são as principais funções da coluna vertebral?

Nossa coluna possui 33 vértebras que se alternam com discos intervertebrais e dão mobilidade ao tronco, permitindo as mais diversas posições. ... Além disso, a coluna protege a medula espinhal e os nervos espinhais, sustenta todo o peso do corpo, e tem papel essencial no movimento de braços e pernas e na nossa locomoção.

O que é coluna vertebral e para que ela serve?

Possui, entre outras funções, o sustentamento do corpo e a proteção da medula espinhal. A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa.

Qual a função das articulações da coluna vertebral?

É a articulação que une o crânio à coluna vertebral. Ela ocorre entre as faces articulares superiores do Atlas e o côndilo do occipital, sendo uma articulação sinovial condilar. Permite a flexão e a extensão e um diminuto movimento de lateralidade.

Qual é a articulação da coluna vertebral?

Articulações crâniovertebrais Existem duas articulações craniovertebrais (sinoviais) formadas entre o crânio e as vértebras atípicas da coluna cervical: atlanto-occipital e atlanto-axial.

Quais são os movimentos da coluna vertebral?

A coluna vertebral realiza movimentos de flexão e extensão no plano sagital, lateralização à direita e lateralização à esquerda no plano coronal e rotação ou circundução no plano longitudinal. A função primária da coluna vertebral é dotar o corpo de rigidez longitudinal, permitindo movimento entre suas partes.

Que tipo de Articulacao é encontrada entre as vértebras?

Resposta: As articulações costovertebrais (sinoviais) caracterizam a junção entre as vértebras torácicas e as costelas. Um dos tipos de articulações costovertebrais (articulação costocorporal) une a cabeça das costelas com as facetas costais de dois corpos vertebrais adjacentes (T2-T9), um superior e outro inferior.

Que tipo de articulação é encontrada?

De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

Quais são os Lig que prendem o dente do Axis no Atlas e também no osso occipital?

Quando rebatemos (retiramor) o ligamento transverso do atlas, ou melhor, atrás deste ligamento veremos 2 outros que unem o axis ao crânio, denominados de ligamento alar e ligamento apical do dente do axis. O primeiro é bem resistente, saindo do ápice do dente (lateral) e indo ao occipital.

O que é articulação do tipo Ginglimo?

Gínglimo ou articulação de dobradiça é uma articulação óssea na qual as superfícies articulares são moldadas uma à outra de maneira a permitir o movimento apenas em um plano, para frente e para trás, ou seja, de extensão e flexão em torno de um único eixo.