O que é a antítese?

O que é a antítese?

A antítese é uma figura de linguagem usada para realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala por meio do uso de termos com sentidos opostos no discurso. Trata-se, portanto de uma figura de pensamento, ou seja, aquela cujo efeito dá-se pelo sentido das palavras.

O que é antítese hipérbole?

Já a hipérbole pode ser usada para revelar certos absurdos para o mundo empreendedor do século XXI. No caso da antítese, ela contribui para impactar o leitor, abrindo seus horizontes e mostrando que conceitos opostos podem, juntos, ter algo em comum.

O quê antítese exemplo?

A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas.

O que é Apostrofe é um exemplo?

Apóstrofe é uma figura de linguagem caracterizada pela evocação de determinadas entidades, consoante o objetivo do discurso. ... Nas orações religiosas é muito frequente ("Pai Nosso, que estais no céu", "Ave Maria" ou mesmo "Ó meu querido Santo António" são exemplos de apóstrofes).

O que é personificação na língua portuguesa?

Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como figura de linguagem do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.

O que é ironia figura de linguagem exemplos?

Ironia é uma figura de linguagem que utiliza palavras com sentido oposto para dar ênfase ao discurso. ... A palavra ironia tem origem grega (euroneia) e significa dissimulação, fingimento. Para entender melhor esse conceito, vejamos um exemplo: Doutor, agradeço o fato de ser tão atencioso comigo.