Como calcular a Apotema de um triângulo?

Como calcular a Apotema de um triângulo?

Apótema do triângulo

  1. Área: A = (L².√3)/4 ou A = (3.L)/2 . a.
  2. Perímetro: P = 3.L.
  3. Altura: h = (L.√3)/2.
  4. Apótema: a = (L.√3)/6 = R/2.
  5. Raio da circunferência inscrita: r = (L.√3)/6.
  6. Raio da circunferência circunscrita: R = (L.√3)/3.

Como calcular um Apótema?

Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.

Como calcular a Apotema do Pentágono?

Método 3 de 3: O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.

Como calcular a medida de um pentágono?

(2) Como o pentágono é regular, os seus cinco ângulos internos têm a mesma medida, logo, ficou fácil determinar a medida em graus de cada ângulo interno; basta dividir 540∘ por 5: 540∘5=108∘. Assim, a medida em graus de cada ângulo interno de um pentágono regular é 108∘.

Como calcular metro quadrado de um pentágono?

Em outras palavras, a área do pentágono é calculada multiplicando o perímetro do polígono pelo seu apótema. Vale pontuar que o apótema é um segmento de reta que vai do centro do polígono regular até o centro de um dos lados do pentágono.

O que é perímetro de um polígono?

O perímetro de um polígono é dado pela soma das medidas dos seus lados. É possível usar essa propriedade para todo polígono, uma vez que os lados dos polígonos sempre serão segmentos de reta. O perímetro do quadrilátero a seguir, com lados medindo 2 cm, 3 cm, 5 cm e 6 cm, possui perímetro igual a 2 + 3 + 5 + 6 = 16 cm.

O que é o perímetro de uma figura geométrica?

A esse procedimento damos o nome de perímetro. Perímetro é a medida de comprimento de um contorno ou a soma das medidas dos lados de uma figura plana.

Qual é o perímetro de um quadrado que tem 3 6 m de cada lado?

Resposta. Então P = 14,4 Metros.

Qual o perímetro de um retângulo que tem 2 5 metros de altura e de base o dobro da altura?

Resposta. se de altura o retângulo tem 2,5m e sua base é o dobro da altura então a base corresponde a 5m então é só somar. O perímetro do seu retângulo será de 15 metros.

Qual é o perímetro de uma sala que tem 3 m de comprimento e 2 m de largura?

d) O perímetro de uma sala que tem 3 m de comprimento e 2 m de largura é de 10 metros. Frase completa: De acordo com o sistema internacional de medida, o metro é considerado a unidade de medida padrão de comprimento, porém além dele o quilômetro, o centímetro e o milímetro são muito utilizados.

Qual é o perímetro de uma sala que tem 3 8 metros de comprimento e 2 6 metros de largura?

Resposta. 6,4 x 2 = 12,8.

Qual é o perímetro de uma sala?

Perímetro é o contorno da figura, ou seja, a soma dos lados. Se temos uma figura com 20m de largura e 30m de comprimento, iremos imaginar um retângulo. Dois de seus lados possui 20m, ou seja: 20m+20m=40m.

Qual é o perímetro de um quadrado que mede 8 centímetros?

O perímetro de um quadrado cujo lado mede 8 cm é 32 cm. Primeiramente, é importante sabermos o que é perímetro. O perímetro é igual à soma de todos os lados de uma figura.

Qual o perímetro de um quadrado cujo lado mede 5 cm?

Resposta. Resposta: O perímetro é 20cm.