O que quer dizer espasticidade?

O que quer dizer espasticidade?

A espasticidade é um distúrbio frequente nas lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal). Tem potencial incapacitante, podendo produzir dificuldades funcionais, deformidades e dor.

Quais são os tipos de paralisia cerebral?

Há quatro tipos básicos de paralisia cerebral:

  • Espástica — caracterizada por movimentos duros e difíceis,
  • Discinética ou atetóide — onde são comuns movimentos involuntários e descontrolados;
  • Atáxica — cuja a Coordenação e equilíbrio são debilitados;

Quais as principais causas de paralisia cerebral?

Paralisia cerebral pode ser causada por lesão cerebral durante a vida intra-uterina ou no nascimento. Também podem ser adquirido após o nascimento. Neste caso, paralisia cerebral geralmente é causada por lesões cerebrais nos primeiros meses ou anos de vida.

Como saber se o bebê tem paralisia cerebral?

Sintomas de Paralisia cerebral

  • Rigidez muscular e reflexos exagerados (espasticidade)
  • Rigidez muscular com reflexos normais (rigidez)
  • Falta de coordenação muscular (ataxia)
  • Tremores ou movimentos involuntários.
  • Movimentos lentos e contorcidos (atetose)
  • Dificuldade para caminhar.
  • Babar ou ter problemas com a deglutição.

Como cuidar de uma pessoa com paralisia cerebral?

Estimule a criança a vestir-se e a despir-se sozinha e, enquanto o faz, ensine-lhe as partes do corpo. Converse com ela sobre as peças do vestuário, para que servem, como as arrumar, aproveitando para lhe ensinar as cores. Utilize roupas o mais adequadas e convenientes. Como ajudar uma criança com Paralisia Cerebral?

Como lidar com pessoas com paralisia cerebral?

Pessoas com paralisia cerebral podem tratar sua espasticidade de muitas maneiras: reabilitação, medicação, terapia de injeção ou mesmo cirurgia. Há também uma bomba de fármacos implantável que pode ser útil para reduzir a espasticidade severa, permitindo que alguns pacientes vivam uma vida mais plena e mais ativa.

Qual o diagnóstico de paralisia cerebral?

Se o médico suspeitar de paralisia cerebral, um exame de imagem é feito, normalmente a ressonância magnética (RM). Ela normalmente consegue detectar anomalias que podem estar causando o sintoma.

Qual o dia da paralisia cerebral?

Em alusão ao Dia Mundial da Paralisia Cerebral (PC), celebrado em 6 de outubro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou uma ação de conscientização junto aos usuários da unidade do Governo de Goiás.

O que é a escala Gmfcs?

O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) para paralisia cerebral é baseado no movimento iniciado voluntariamente, com ênfase no sentar, transferências e mobilidade.

Como a PC pode ser classificada?

De acordo com Schwartzman (1993) e Souza & Ferraretto (1998), a PC pode ser classificada por dois critérios: pelo tipo de disfunção motora presente, ou seja, o quadro clínico resultante, que inclui os tipos extrapiramidal ou discinético (atetóide, coréico e distônico), atáxico, misto e espástico; e pela topografia dos ...

O que é a função motora?

Uma função motora é uma habilidade aprendida para causar um resultado de movimento predeterminado com a máxima certeza. O aprendizado motor é a mudança relativamente permanente na capacidade de realizar uma habilidade como resultado de prática ou experiência. ... Nem todos os movimentos são funções motoras.

Qual a diferença entre coordenação motora fina e grossa?

Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas. ... Coordenação motora fina: relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse caso, observa-se um envolvimento de pequenos músculos.

O que trabalha na coordenação motora fina?

A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.

Qual o objetivo da coordenação motora fina?

Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.

Quais são os 5 tipos de coordenação motora?

Veja como cada uma delas funciona:

  • Coordenação motora geral. Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. ...
  • Coordenação motora específica. ...
  • Coordenação motora fina.

Quais são os tipos de coordenação motora descreva exemplos de ambos os tipos de coordenação?

Coordenação Motora Grossa – Envolve principalmente grandes grupos musculares, podendo ser desenvolvida a partir da prática de atividades físicas. Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores.

O que são exercícios de coordenação motora?

Na coordenação motora grossa, verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas.

O que avaliar na coordenação motora?

Como forma de avaliar o nível de coordenação motora, um dos métodos propostos é a utilização do teste KTK (Körperkoordinationstest für Kinder), proposto por Gorla e Araújo (2007). O teste é composto por quatro provas, utilizando as mesmas tarefas de coordenação para várias idades.

Como fazer um teste de coordenação motora?

Os testes são realizados com o paciente na posição sentado (quando avaliado membros superiores) ou deitado (para avaliação de membros inferiores). a) Dedo ao nariz: paciente com o ombro em abdução de 900 e cotovelo estendido, pede-se para o mesmo levar a ponta do dedo indicador até a ponta de seu nariz.

Como avaliar a coordenação?

A coordenação pode ser testada com manobras dedo ao nariz e calcanhar no joelho, que ajudam a detectar movimentos atáxicos.

Como estimular a coordenação motora grossa?

Experimente colocar ao longo de percurso alguns objetos pequenos para que o seu filhote se agache e apanhe. Parece fácil, mas nas primeiras vezes é complicado manter o equilíbrio durante o movimento descendente. E quando ele se habituar a fazer este movimento corretamente, experimente fazê-lo de olhos vendados!

Quais brincadeiras podemos fazer para desenvolver a coordenação motora?

10 brincadeiras para desenvolver a coordenação motora do seu...

  • 1) Abrindo presentes. Separe vários tipos de papel e embrulhe caixas de papelão. ...
  • 2) Alcançando brinquedos. ...
  • 3) Andando diferente. ...
  • 4) Aviãozinho. ...
  • 5) Bate-bate. ...
  • 6) Boliche. ...
  • 7) Brincando com a lanterna. ...
  • 8) Brincando de encaixar feijões.