O que é oração subordinada adjetiva exemplos?

O que é oração subordinada adjetiva exemplos?

As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. ... “Admiro alunos estudiosos” (adjetivo) “Admiro alunos que estudam” (oração subordinada adjetiva. Isso porque possui a função sintática de um adjetivo, que é atribuir qualidade ao nome).

Que tipos de orações subordinadas com função de substantivo existem?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito.

Qual o período em que há oração subordinada substantiva Predicativa a meu desejo é que você passe nos exames vestibulares?

Resposta: Alternativa a: Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares. Explicação: A oração é classificada como subordinada substantiva predicativa, porque além de desempenhar papel de substantivo, também exerce a função de predicativo do sujeito, que é atribuir uma qualidade ao sujeito.

Qual das orações abaixo não é oracao subordinada substantiva objetiva direta?

NÃO é Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta a oração da alternativa D. ... No período "Ele gosta de que haja comida durante a apresentação.", a oração grifada complementa o sentido do verbo gostar, que é transitivo indireto. Assim, essa oração tem função de objeto indireto.

É preciso que ela se encante por mim que tipo de oração subordinada substantiva é esta frase?

e) ( ) Oração Subordinada Substantiva Apositiva; Oração Subordinada Substantiva Predicativa. (IBFC-2013) Leia as sentenças: É preciso que ela se encante por mim! Chegou à conclusão de que saiu no prejuízo.