Quais são os tipos de propagação vegetativa das angiospermas?

Quais são os tipos de propagação vegetativa das angiospermas?

Verificado por especialistas. Muitas angiospermas, reproduzem-se assexuadamente. Essa característica é aproveitada pelo homem para a propagação de espécies de interesse alimentar e econômico. Três métodos são usualmente utilizados pelo homem para a propagação vegetativa: estaquia, mergulhia, alporquia e enxertia.

O que é a propagação de plantas?

A propagação é a capacidade de uma planta se reproduzir e deixar descendentes. Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas).

Quais são as vantagens da propagação vegetativa no cultivo de plantas?

Possui como vantagens a aceleração do crescimento, a propagação de plantas que não possuem sementes e a formação de indivíduos idênticos (clone), padronizando o produto e favorecendo a comercialização.

Quais as vantagens da propagação assexuada?

De modo geral, dentre as principais vantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser citadas a formação de plantios clonais de alta produtividade e uniformidade, a melhoria da qualidade da madeira e de seus produtos, a multiplicação de indivíduos resistentes a pragas e doenças e adaptados a sítios ...

Quais as vantagens da reprodução sexuada é assexuada?

As maiores vantagens são a variabilidade genética, a maior desvantagem é a baixa taxa de natalidade. A reprodução assexuada ocorre quando não há interação sexual, ou seja, o individuo se reproduz sozinho, a taxa de natalidade é muito maior, mas a variabilidade genética é menor.

Quais as vantagens e desvantagens da Alporquia?

Vantagem e desvantagem da Alporquia É uma técnica mais trabalhosa e difícil se comparada a estaquia pois exige mais conhecimento e técnica de quem a faz. Comercialmente, é um método caro e de baixo rendimento, mas ainda é muito utilizado em produções comerciais de mudas frutíferas.

Qual a vantagem de se fazer uma enxertia?

Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.

Qual é a finalidade da enxertia?

O enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada, e o porta-enxerto é o sistema radicular, que tem como funções básicas o suporte da planta, o fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo e do clima e a doenças. ...

Quais são as desvantagens de enxertia?

DESVANTAGENS DA ENXERTIA Ø possibilidade de transmissão de viroses, caso de borbulhas de clones velhos; Ø pequena longevidade da planta; Ø alto risco de rejeição em algumas espécies.

O que é enxertia de Borbulhia?

A enxertia por borbulhia é realizada quando as plantas estão estabelecidas no campo, e quando atingem um diâmetro mínimo do caule, que permite a aplicação dessa técnica e o sucesso no pegamento do enxerto (Baldoni et al. 2017).

O que é a Borbulhia?

Borbulhia (o enxerto é uma borbulha ou gema): a borbulhia consiste na justaposição de uma única gema sobre um porta-enxerto enraizado. ... Após essa união, uma será utilizada somente como porta-enxerto e a outra como copa.

Qual a diferença de enxertia e estaquia?

Estaquia: desenvolve uma nova planta a partir do enraizamentos das plantas. Enxertia: a planta tem duas partes pq junta uma parte do tecido de uma planta com outra.

Como se faz o enxerto de borbulha?

Abaixo da gema, faz um corte transversal ao ramo até o lenho, e retira a borbulha sem o lenho. A borbulha é, então, introduzida no “T” previamente feito no porta-enxerto. O excesso da casca que veio com a borbulha deve ser retirado, de forma que a extremidade da casca coincida com o traço horizontal do “T”.

Como ocorre o processo de enxertia?

O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo).

Como se faz um enxerto?

Basta cortar e fazer uma fenda de cima na planta de baixo (cavalo). No cavaleiro (planta de cima), o aconselhável é realizar um corte em V no galho para encaixar na fenda do cavalo, a fim de unir as duas espécies.

Como saber se o enxerto pegou?

De 20 a 30 dias depois de feita a enxertia, retirar o saquinho e a fita plástica, e se o ponteiro permanece verde e há indício do processo de formação do “calo”, o enxerto está pegando.

Quanto tempo pro enxerto pegar?

Para a diferenciação do câmbio no porta-enxerto e união com a borbulha são necessários 10 dias e no enxerto, 15 dias, enquanto para a formação dos tecidos xilemáticos do porta-enxerto são necessários 15 dias e na borbulha, 20 dias.

Como saber se a muda e enxertada?

Árvore que dá frutos quando ainda é muito franzina, pode ter certeza, é enxertada. Já aquela que está há anos sem frutificar, mas você viu crescer desde a mudinha, batata, é muda vinda de semente.

Quais são os principais fatores que interferem no sucesso da enxertia?

Existem alguns fatores que influenciam no sucesso do uso da enxertia na propagação de plantas. Entre esses fatores, podemos citar a afinidade botânica, a incompatibilidade na enxertia, as condições ambientais e os fatores fisiológicos. A relação botânica entre duas plantas não é garantia de sucesso na enxertia.

Quais os principais tipos de enxertia?

Os principais tipos de garfagem são os seguintes: meia-fenda cheia; meia- fenda esvaziada; fenda incrustada; fenda completa; dupla garfagem; inglês simples e inglês complicado. Em todos os tipos citados, o porta- enxerto tem a sua parte superior decapitada.

Qual é a época de fazer enxerto?

A época do ano afeta o resultado da enxertia. O período mais indicado para realização de enxertia está compreendido entre os meses de novembro e dezembro. Por cerca de doze meses após a enxertia, a união do enxerto com o porta-enxerto ainda não está completa, principalmente para a variedade Hass.

Quais as principais etapas e processos envolvidos na produção de mudas cítricas?

  • 4.

    Como deve ser o viveiro para produção de mudas de citros?

    A divulgação do presente sistema de produção é essencial para o programa nacional de produção integrada de citros, que visa a produção sustentável de frutas com segurança alimentar. O viveiro deve ser instalado, preferencialmente, em local com exposição norte, o mais distante possível de plantas cítricas.

    Como produzir mudas de citros?

    A produção comercial de mudas de citros é realizada pela enxertia de uma bor- bulha (gema vegetativa que irá originar uma planta igual à qual foi retirada) em um porta-enxerto ou “cavalo”, geralmente obtido por semente.

    Quais cuidados devemos ter para produzir mudas de qualidade?

    Os principais cuidados na condução das mudas são: desbaste das mudas em excesso e pouco desenvolvidas; desbrotas para condução em haste única; adubações; controle de plantas invasoras, de pragas e de doenças; irrigações, quando necessário.