Onde fica o hipocôndrio direito?

Onde fica o hipocôndrio direito?

Hipocôndrio direito é um das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se acima da cintura, mas abaixo do tórax, na região das costelas (9ª à 12ª), à direita do epigástrio, no terço mais cefálico. Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o fígado e a vesícula biliar.

O que é o Epigastrio?

Significado de Epigástrio Parte superior do abdome; região que vai do apêndice xifoide ao umbigo.

O que pode ser dor do lado esquerdo abaixo da costela?

No quadrante superior esquerdo, as dores mais comuns são as de origem muscular ou estomacal. Raramente, o baço, órgão localizado abaixo das costelas do lado esquerdo do abdômen, é causa de dor na barriga. Assim como a dor epigástrica, o infarto também pode provocar dor no quadrante superior esquerdo da barriga.

Quais alimentos prejudicam o baço?

Quatro fatores podem enfraquecer o Baço-Pâncreas: Dieta....Os mais comuns estão descritos abaixo:

  • Frutas: abacaxi, laranja, banana, kiwi, melancia, limão.
  • Legumes: pepino, alimentos crus, consumo excessivo de saladas (especialmente durante as estações frias), tomate.
  • Bebidas: bebidas frias ou geladas, laticínios.

O que é um Baco acessório?

O baço acessório é uma alteração congênita causada por uma falha no desenvolvimento embriológico do tecido esplênico, com incidência aproximada de 10% na população em geral. Em 16% dos casos, este tecido localiza-se no segmento caudal do pâncreas.

Para que serve o baço acessório?

Ele executa muitas funções, mas as duas principais são filtrar do sangue as hemácias (células vermelhas) que estejam defeituosas e proteger o organismo de algumas infecções.

Qual é o tamanho normal de um baço?

Figura 1: Baço (em verde) Um baço saudável possui o mesmo tamanho de uma mão fechada. Um baço normal mede aproximadamente 13 x 8 x 3,5 cm.

O que são Bacos?

O baço é um dos órgãos do sistema linfático com função de defesa do organismo e atuante na circulação do sangue. Ele possui aproximadamente 13 cm de comprimento e até 200 g de peso.

O que é o baço e para que serve?

O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.

O que pode causar a falta do baço?

Pessoas sem baço têm risco especialmente elevado de sofrer infecções devido ao papel do baço no combate a certos tipos de bactérias, tais como Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae.

Qual a importância do baço para o nosso organismo?

O baço, como maior órgão linfóide do corpo humano, desempenha funções imunológicas relevantes, tais como depuração de bactérias da corrente sangüínea e produção precoce de anticorpos contra várias partículas antigênicas.

Quais são as funções do sistema linfático?

Sistema linfático

  • remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais,
  • absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e,
  • produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).