O que são fatores modificadores?

O que são fatores modificadores?

Os fatores modificadores, uma vez definidos, permitem converter recursos minerais medidos e indicados em reservas de minério provadas e prováveis conforme o esquema seguinte: JORC. (2012).

O que é um diagnóstico etiológico?

O diagnóstico etiológico é a descrição da causa, nem sempre conhecida. O diagnóstico patológico é o resultado do estudo da doença, nem sempre presente. O diagnóstico topográfico identifica a região do corpo onde há o problema.

Qual é o agente transmissor do sarampo?

Transmissão: O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Como ocorre a infecção do sarampo?

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Qual é o nome do vírus da poliomielite?

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Como o vírus da poliomielite age no organismo?

A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.

Qual é a erradicação da poliomielite no Brasil?

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. No entanto, até que a doença seja erradicada no mundo (como ocorreu com a varíola), existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território.

Onde ataca a poliomielite?

A poliomielite também chamada de paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. É uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro podendo causar paralisia dos movimentos musculares.

Como é transmitido o vírus da poliomielite?

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Como a poliomielite afeta o sistema nervoso?

Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

Como é feito o diagnóstico da poliomielite?

Como é feito o diagnóstico da poliomielite? O diagnóstico da poliomielite deve ser suspeitado sempre que houver paralisia flácida de surgimento agudo com diminuição ou abolição de reflexos tendinosos em menores de 15 anos. Os exames de liquor (cultura) e a eletromiografia são recursos diagnósticos importantes.

Onde surgiu a doença poliomielite?

A pólio existiu por milhares de anos silenciosamente, como um patógeno endêmico até os anos 1880, quando grandes epidemias começaram a ocorrer na Europa; pouco depois, as epidemias espalharam-se nos Estados Unidos.

Quais os sintomas dessa doença poliomielite?

No início da infecção, os principais sintomas da poliomielite são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Dor no corpo;
  • Vômitos;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Espasmos musculares;
  • Rigidez na nuca;

Quais os tipos de poliomielite?

Existem dois tipos de pólio: a paralitica e a não - paralítica, que pode causar a paralisia total ou parcial dos membros inferiores. A doença é adquirida através do contato direto com pessoas infectadas, por meio da secreção expelida pela boca, mucos e catarros, ou fezes.

Porque o vírus da poliomielite pode causar paralisia?

Resposta: Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.

Como a poliomielite é transmitida e quais sintomas ela provoca?

A transmissão do vírus da poliomielite se dá através da boca, com material contaminado com fezes (contato fecal-oral), o que é crítico quando as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças mais novas, que ainda não adquiriram completamente hábitos de higiene, correm maior risco de contrair a doença.

Como é feita a vacina da poliomielite?

Vacina Inativada Poliomielite (VIP) é uma vacina aplicada de forma intramuscular que contém amostras “mortas” desse vírus. A vacinação VIP também está incluída na caderneta de vacina e é indicada para gestantes, pessoas que possuem a imunidade baixa e quem pretende viajar para o exterior.

Quantas gotas da vacina poliomielite?

Cada dose corresponde a 02 (duas) gotas. É recomendável a administração de no mínimo 01 (uma) dose de reforço um ano após a 3ª dose. A vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) pode ser administrada ao nascimento, desde que recomendado pelas autoridades sanitárias dos programas de imunização.

Quem toma a vacina da poliomielite?

A vacina é indicada para prevenir contra a poliomielite causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. O Programa Nacional de Imunização- PNI, recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade, como doses do esquema básico.

Qual a idade para tomar a vacina da poliomielite?

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Para que serve a vacina poliomielite inativada?

VIP/VOP. As vacinas VIP/VOP ajudam a proteger contra a poliomielite, uma doença causada por um vírus que pode afetar o sistema nervoso.

Qual é a importância da vacinação contra a poliomielite?

Vacina contra paralisia infantil é a maneira mais eficaz de prevenir a doença. A vacinação é a única forma de prevenir a ação da poliomielite. Mas, quando há baixa aderência da população às campanhas vacinais, o risco de novos surtos da doença aumenta.