Quais são as vanguardas europeias e suas características?

Quais são as vanguardas europeias e suas características?

As vanguardas europeias foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início do século XX; Foram movimentos de ruptura com a arte tradicional; ... Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.

Quais os principais artistas da vanguarda europeia?

Os principais artistas que representaram esta vanguarda foram: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque, na pintura, e Apollinaire e Cendras na literatura.

O que são vanguardas europeias Brainly?

As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Futurismo, Expressionismo.

Quais foram as principais vanguardas europeias que influenciaram o modernismo brasileiro?

O futurismo, na Itália; o expressionismo, na Alemanha; o cubismo de Picasso ou o dadaísmo na Suíça... Esses movimentos, e outros que os seguiram, influenciaram bastante os intelectuais brasileiros, principalmente aqueles que mantinham contato direto com essas vanguardas, quando viajavam para a Europa.

Quem são os principais representantes do cubismo?

Os maiores representantes da pintura cubista foram: Pablo Picasso (1881-1973)

Quais princípios orientavam os artistas cubistas?

A preferência por linhas geométricas, pela sobreposição dos planos, pela moderação no uso das cores e pela influência direta da arte africana é marcante em sua fase cubista. Picasso é o autor da obra considerada como inaugural do Cubismo, Les demoiselles d'Avignon (1907).

Quais são os principais artistas do movimento?

Separamos para vocês os principais artistas fauvistas e suas obras mais famosas:

  • Henri Matisse (1869 – 1954), Le Cateau-Cambrésis, França. ...
  • Andre Derain (1880 – 1954), Chatou, França. ...
  • Maurice de Vlaminck (1876 – 1958) Paris, França. ...
  • Raoul Dufy (1877 – 1953), Le Havre, França. ...
  • Jean Puy (1876 – 1960) Roanne, França.

Quais os maiores representantes do cubismo como os artistas cubistas representavam as figuras em suas obras?

Tem como os principais representantes os artistas Pablo Picasso e Georges Braque. A estética foi marcada pela utilização das formas geométricas, como os cubos, esferas e cilindros.

Como os artistas cubistas representavam as figuras em suas obras?

O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. ... O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas.

Quais são as três características principais do cubismo?

Na verdade o cubismo tem três características principais: -Demonstra os objetos escolhidos em cubos. -Descreve a natureza morta com poucas cores, fazendo contrastes de sombras mais fortes entre tons de claro e escuro. -Não utiliza a perspectiva, os são desenhos denominados por figuras geométricas e são sobrepostos.

São características do cubismo?

Características do cubismo

  • Geometrismo: representação da realidade por meio de figuras geométricas.
  • Antitradicionalismo: rompe com os conceitos de harmonia, proporção, beleza e perspectiva.
  • Fragmentação das formas e distorção da realidade.
  • Oposição à ideia de arte como imitação da natureza.

Qual a principal característica do futurismo?

O Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Essa corrente faz parte das vanguardas artísticas europeias que despontaram no início do século XX.

Quais são as principais características da pintura cubista?

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.

O que foi o fauvismo e suas características?

O Fauvismo é um movimento artístico que surgiu na França trazendo um novo conceito de cores puras, e uma temática mais simplista e emocional. ... A principal característica do Fauvismo é a utilização de cores puras, sem misturas, e que delimitam, dão volume, relevo e perspectivas às telas.

Quais são as principais características do impressionismo?

Características do impressionismo nas artes plásticas: - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; - Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

O que o surrealismo propõe?

SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética ou moral.

O que é o dadaísmo?

O Dadaísmo foi o movimento cultural que ocorreu depois da Primeira Guerra Mundial na Europa e nos EUA e pregava a “antiarte”. O Dadaísmo, ou Dada (cavalinho de pau, em francês), foi um movimento e fenômeno cultural que ocorreu de 1916 a 1922 em alguns países da Europa e nos Estados Unidos (EUA).

Qual foi a influência do surrealismo no Brasil?

As ideias surrealistas vieram para o Brasil na década de 1930 e foram absorvidas pelo movimento Modernista. A pintora Tarsila do Amaral e o escritor Ismael Nery foram os mais influenciados. ... A Semana de 22 foi o ápice do movimento Modernista no Brasil.