Quais são os músculos extrínsecos da língua?

Quais são os músculos extrínsecos da língua?

Músculos da Língua e Paladar
Músculos extrínsecosEstiloglosso, Hipoglosso, Genioglosso, Palatoglosso
Músculos intrínsecosLongitudinal superior, Longitudinal inferior, Vertical, Transverso
InervaçãoNervo hipoglosso (exceto músculo palatoglosso - nervo vago)

Quais são os músculos extrínsecos do bulbo do olho?

Seis músculos extrínsecos movimentam o olho: os músculos reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblíquo superior e oblíquo inferior; e mais um, o levantador da pálpebra superior, que abre a pálpebra.

O que é o bulbo do olho?

Bulbo do olho É uma estrutura esférica, que se localiza na cavidade orbitária. Para compor o bulbo do olho, temos três túnicas: a túnica fibrosa, a túnica vascular e a túnica interna. Veremos cada uma dessas túnicas, pois elas contêm os elementos do bulbo do olho, elementos esses que nos permitem ter a visão.

Quais são os receptores da retina?

Os receptores da retina são de dois tipos: cones, para a detecção de cores (6 a 7 milhões), a maioria na fóvea, e. bastonetes (75 a 150 milhões), para detecção mais sensível, em preto e branco.

Quais são os músculos intrínsecos do olho?

Motricidade intrínseca do olho: Ela é constituída apenas por 2 músculos: o m. ciliar, que contraído promove o espessamento da lente ocular, objetivando melhorar a “visão de perto”, e o m. esfíncter da pupila, que, contraído, comprime a pupila. Ambos são inervados pelo nervo oculomotor.

O que é a esclera do olho?

Também chamada de esclerótica, a esclera é chamada popularmente de “a parte branca do olho”, e tem as funções de proteger as estruturas mais internas do órgão e de fixar os músculos extraoculares que permitem o movimento dos nossos olhos.

Quais são as anatomia do olho?

Componentes do Olho Humano Esclera: é uma membrana fibrosa que protege o globo ocular, sendo vulgarmente chamada de o “branco dos olhos”. É recoberta por uma membrana mucosa, delgada e transparente, denominada conjuntiva. Córnea: é a parte transparente do olho, constituída por uma fina e resistente membrana.

Qual a parte do olho que vê?

A retina é a parte do olho onde se formam as imagens daquilo que é visto. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico. As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes.

O que ocorre com as pupilas na presença de luz e na ausência de luz?

Resposta. Explicação: A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho. Ou seja, em ambientes com muita luz a pupila se fecha e em locais escuros a pupila se dilata com o intuito de captar uma quantidade de luz suficiente para formar a imagem.

Quais são as partes internas do olho?

Estrutura interna dos olhos

  • Córnea- Essa camada, que é a primeira atingida pela luz, é formada por tecido transparente e resistente. ...
  • Esclera – Conhecida como o branco dos olhos, essa região é formada principalmente por fibras colágenas. ...
  • Coroide – Revestimento membranoso e vascularizado localizado dentro da esclera.

Quais são as funções da córnea?

Localizada na parte interna dos olhos e anterior ao globo ocular, a córnea é um tecido fino, transparente e resistente, responsável por focar as imagens e por captar a luz.

Qual é a função da lente?

As lentes são dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são muito utilizadas no nosso dia a dia, como nos óculos, nas lupas, nas câmeras fotográficas, nas filmadoras e em telescópios. O material que as constitui normalmente é o vidro, mas o plástico também pode ser utilizado.

Qual a função da córnea e do cristalino?

Córnea é a parte anterior transparente e protetora do olho dos vertebrados. Fica localizada na região polar anterior do globo ocular. A córnea e o cristalino têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa.

Qual é a função do corpo ciliar?

O corpo ciliar é a parte anterior da coróide, à qual está ligado o cristalino graças a várias fibras chamadas zónulas ou ligamentos suspensores do cristalino. Tem um papel fundamental na secreção do humor aquoso e na focagem dos raios de luz para permitir a visão.

O que é Globo ciliar?

O olho humano, também conhecido como globo ocular, possui cerca de 25 milímetros de diâmetro e é responsável pela captação da luz refletida pelos objetos a nossa volta.

O que é pupila qual é a sua função?

A pupila é a área negra no meio da íris, a parte colorida do olho humano. ... Dessa forma, protege nossos olhos da luz excessiva, como em dias ensolarados, e permite a entrada de mais luz em situações de baixa luminosidade, garantindo qualidade e nitidez da visão.