Qual é a doença causada pela inflamação das parótidas?

Qual é a doença causada pela inflamação das parótidas?

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida. O causador da infecção é o vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

Porque a Parotida inflama?

A Sialoadenite ocorre quando a glândula parótida está inflamada devido a infecções por vírus ou bactérias. Como a inflamação é em decorrência de uma infecção, a sialoadenite vem acompanhada de febre, mal-estar geral e dores ao mover ao pescoço, mastigar e ao engolir.

Como tratar Glandula Parotida?

As mais utilizadas incluem:

  1. Beber suco de limão ou chupar uma bala sem açúcar: ajudam na produção de saliva, ajudando no descongestionamento das glândulas salivares, diminuindo a inflamação;
  2. Aplicar uma compressa morna por baixo do queixo: ajuda a diminuir a congestão das glândulas afetadas.

O que causa Nodulo na Parotida?

Em cerca de 80% dos casos, o nódulo da parótida é benigno, sendo o subtipo mais comum o adenoma pleomórfico. Existem, ainda, os nódulos conhecidos como tumores de Warthin, também benignos e com certa relação com tabagismo. Esses são os dois subtipos de tumores mais comuns da parótida, sendo ambos benignos.

Quais os sintomas de câncer na Parotida?

Sinais e Sintomas do Câncer de Glândulas Salivares

  • Massa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca.
  • Dor contínua no rosto, pescoço ou boca.
  • Diferença entre o tamanho ou forma de um dos lados do rosto ou pescoço, comparado com o lado contralateral.
  • Dormência em parte do rosto.
  • Fraqueza nos músculos do rosto.
  • Problemas para abrir a boca amplamente.

O que é tumor de Parotida?

A maioria dos tumores das glândulas salivares é benigna e acomete as glândulas parótidas. Um tumor em topografia salivar indolor é o sinal mais comum, e é avaliado por biópsia aspirativa por agulha fina. A avaliação de imagens de TC e RM pode ser útil.

Como é chamado um tumor de glândula maligno?

O Carcinoma Adenóide Cístico é o tumor maligno mais freqüente da glândula Subman- dibular e das glândulas salivares menores. Os tumores malignos das glândulas salivares, de baixo grau de malignidade e em estádios iniciais, são usualmente curáveis por ressecção adequada como único tratamento.

Qual a maior glândula salivar?

Existe um conjunto de glândulas salivares maiores em cada lado do rosto: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. As parótidas, que ficam à frente das orelhas, são as maiores e apresentam grande parte dos casos de tumores das glândulas salivares, a maioria de tumores benignos.

Qual Glandula salivar produz mais saliva?

Glândula parótida É a maior glândula salivar, produz 25% de toda a saliva que é expelida na boca, é puramente serosa e rica em amilase.

Qual a menor Glandula salivar?

Por último, a glândula sublingual é a menor das glândulas salivares maiores, sendo única devido ao fato de possuir várias aberturas ductais que cursam ao longo das pregas sublinguais.

Como se denominam as Glandulas salivares maiores?

Além das glândulas pequenas que estão dispersas espalhadas pela cavidade oral, existem três glândulas salivares maiores: as glândulas parótida, submandibular (também conhecida como submaxilar) e sublingual.

Qual o nome da unidade secretora de uma glândula salivar?

O parênquima da glândula salivar consiste da união da unidade secretora terminal esférica ou tubular, também chamada de ácino, somada a uma série de ductos ramificados que liberam o produto secretado no meio bucal (Figura 10.

Qual tipo de glândula possui tanto porção secretora quanto condutora?

As glândulas salivares são exócrinas, que lançam sua secreção na cavidade do corpo. Elas apresentam uma porção secretora, responsável por produzir os componentes da saliva, e uma porção condutora, responsável por conduzir a saliva até a cavidade bucal.

Qual a função da glândula submandibular?

Função das glândulas submandibulares As glândulas submandibulares e as outras glândulas salivares são fundamentais para a digestão e a manutenção da saúde bucal. A saliva contém enzimas que começam a decompor os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago.

Onde se abre o ducto da glândula submandibular?

Seu ducto, que conecta a glândula com a cavidade oral, é conhecido como ducto de Wharton, e se abre na papila lingual, que pode ser encontrada de cada lado do frênulo/freio lingual.

Como palpar Glandula submandibular?

Para palpar as glândulas submandibulares, deve-se inclinar a cabeça para frente; elas estarão, bilateralmente, na parte inferior e posterior da mandíbula, próximo ao ângulo da mandíbula.