O que é uma moratória?

O que é uma moratória?

Adiamento de um prazo, geralmente em relação ao vencimento de uma dívida.

O que quer dizer a palavra moratória?

1 Prorrogação que o credor concede ao devedor para o prazo do pagamento de dívida ou obrigação. 2 Adiamento dos vencimentos das dívidas, com suspensão dos pagamentos devidos a credores internacionais, decretado pelo governo quando o país enfrenta circunstâncias excepcionalmente graves, como guerra, crise econômica etc.

O que é conceder moratória ao devedor?

Em se tratando de Direito Comercial e Tributário, a moratória é um termo que designa a prorrogação do prazo concedido pelo credor ao seu devedor para que uma dívida seja paga. Ou seja, há um acordo entre ambas as partes, que se distingue da concordata por ter um caráter extrajudicial.

O que é moratória Brainly?

Resposta. Resposta: Moratória é o ato de atrasar ou suspender alguma coisa que havia sido acordada, como um pagamento. ... No final da década de 80, com a crise da dívida externa latino-americana iniciada com a moratória do México, em 1982, o Brasil decretou moratória contra os seus credores internacionais.

O que quer dizer dilação?

Ação de transferir para outro momento; adiamento; prorrogação".

O que quer dizer dilação de prazo?

A dilação de prazo é a solicitação de um prazo extra para cumprir a determinação do juiz.

O que quer dizer requer dilação de prazo?

Pedido de dilação de prazo, é um pedido para aumento do prazo. Normalmente usado pelos juízes. É o mesmo que prorrogação de prazo.

O que é dilatação do prazo?

A dilatação é o aumento do prazo de utilização do financiamento por até 2 (dois) semestres consecutivos, caso o estudante não tenha concluído o curso até o último semestre do financiamento.

O que quer dizer aditamento de dilatação?

A Dilatação do prazo de utilização consiste na prorrogação do Fies por até 2(dois semestres) consecutivos após o prazo regular do curso, caso o estudante não consiga concluir o curso dentro do prazo regular. ...

O que é a dilatação do Fies?

A dilatação do FIES nada mais é que a prorrogação de até mais dois semestres consecutivos do seu financiamento. Exemplo: caso você fosse concluir a sua faculdade no último semestre de 2018, mas, por algum motivo isso não ocorresse, poderia prorrogar o financiamento até o final de 2019, totalizando mais dois semestres.

Como pedir dilação de prazo Fies?

Como solicitar?

  1. acessar o sistema do SIFES;
  2. realizar o acesso com os dados de cadastro solicitados;
  3. clicar em “Contrato FIES” e depois em “Manutenção”;
  4. escolher a opção “Solicitar dilatação”;
  5. na próxima página, estarão todos os dados do aluno, da faculdade e do financiamento.

Como solicitar dilatação do FIES 2021?

Como solicitar? Acessando o SisFIES na aba “Dilatação”, clicar em cima do “2021.

Quando posso pedir a dilatação do Fies?

A dilatação é permitida aos estudantes com período de utilização contratado até o semestre 2020.

Como fazer a dilatação do FIES 2020?

Como solicitar

  1. Acessar o sistema do FIES.
  2. Clicar em “Aditamento de contrato”.
  3. Preencher um formulário com os dados solicitados.
  4. Quando aparecer o aviso de prazo de utilização encerrado, clicar em “Dilatação”.
  5. Conferir os dados da solicitação e clicar em “Gravar e Prosseguir”.

O que fazer quando acaba o Fies?

Dependendo do seu momento na faculdade, o PROUNI pode ser uma opção. Com a nota do ENEM você se inscreve para conseguir uma bolsa. Essa é uma ótima alternativa do que fazer quando acaba o FIES e ainda não acabou a faculdade, pois por ser uma bolsa, você fica apenas com os valores de restituição do crédito.

O que fazer quando perde o prazo de aditamento do FIES?

Os estudantes que perderam o prazo de aditamento do FIES devem procurar a CPSA da universidade o quanto antes. A maioria das universidades não cancela o financiamento se o aluno deixar de aditar um semestre. A suspensão do benefício acontece, de fato, quando o aditamento não é feito por até 2 semestres consecutivos.

Como saber se o aditamento do Fies foi concluído?

O que o estudante deve fazer para confirmar seu aditamento? Após iniciada a solicitação pela CPSA/CPAE o aluno receberá um comunicado automático do sistema do FIES via e-mail, sendo este o que o estudante cadastrou no sistema do FIES, informando que a CPSA solicitou o aditamento.

Tem que renovar o Fies todo semestre?

Todo semestre o estudante que tem FIES precisa renovar o financiamento, obrigatoriamente. ... Duas vezes ao ano, durante um período determinado, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde o aluno estuda com o FIES fará a solicitação de aditamento no SisFIES.

O que acontece se eu não conseguir renovar o Fies?

O que acontece se o aditamento não for realizado? O aditamento semestral do FIES é requisito obrigatório para a continuidade do financiamento. O estudante que não fizer a renovação a cada semestre terá seu contrato cancelado.

Como funciona a renovação do FIES?

O aditamento de renovação semestral do contrato de financiamento, simplificado e não simplificado, deverá ser realizado por meio do Sistema Informatizado do FIES. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) solicitará a renovação do seu contrato e você fará a confirmação dos dados no sistema SisFIES.

Como renovar o FIES 2021?

Como acessar o aditamento FIES 2021?

  1. Clique em “Aditamento de Contrato”;
  2. Informe seu CPF, senha e selecione “Não sou um robô” (caso possua cadastro, senão, clique em “Primeiro Acesso”;
  3. Procure a opção de fazer aditamento FIES e valide as informações, se estiverem corretas.

Quando abre o aditamento Fies 2021?

O MEC ressalta que, para a ação, o estudante precisa estar adimplente. O interessado deve entrar no site: sisfies.mec.gov.br. - Aditamento 2021.

Qual a data do aditamento do FIES 2021?

Os interessados terão entre os dias 22 de fevereiro e 01 de março de 2021 para fazer a solicitação. Aqueles com dúvidas devem entrar em contato para a instituição de ensino para verificar e, caso seja necessário, requerir o aditamento.

Como fazer o aditamento extemporâneo?

O aditamento extemporâneo é feito no portal https://login.caixa.gov.br/ , clicando no campo “Contrato Fies / Manutenção / Aditamento de Renovação ou Aditamento de Suspensão”. Para efetuar o aditamento, não pode haver pendências com aditamentos anteriores ou boletos em aberto.

O que é aditamento extemporâneo 2020?

Será possível realizar o aditamento de renovação 2º/2020 ou solicitar aditamento de suspensão 2º/2020. ... Após a regularização do semestre 2º/2020 o estudante poderá realizar o aditamento de 1º/2021 até 31 de maio de 2021, conforme regras do Programa.

Como fazer cadastro no Sifes web?

Utilizando os navegadores Google Chrome ou Mozilla, o aluno deverá acessar ao sistema SIFES – Sistema de Financiamento Estudantil por meio do endereço http://sifesweb.caixa.gov.br/ e clicar em “Cadastre-se.