Qual composto apresenta isomeria óptica?

Qual composto apresenta isomeria óptica?

Isomeria Óptica em Compostos com Carbono Assimétrico (C*) A assimetria molecular ocorre quando houver pelo menos um carbono assimétrico ou quiral (C*), que apresenta quatro ligantes diferentes entre si. Esses ligantes podem ser átomos, radicais (metil, etil, etc.) ou grupos funcionais.

Como a luz polarizada está relacionada com a isomeria óptica?

Um conceito importante no estudo da Isomeria Óptica é o da luz polarizada. ... A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a direita: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de dextrogiro; 2.

O que é um isômero óptico do tipo Levogiro?

Levogiro: Isômero óptico ativo que desvia a luz polarizada para a esquerda.

O quê isomeria tem haver com espelho como tem na fórmula do ácido Latico?

O ácido lático recebe o nome D e a sua imagem especular (imagem do espelho) o nome L. Substâncias que desviam a luz polarizada para a direita chamam-se dextrógira (do latim dexter, direito) e substâncias que desviam a luz polarizada para a esquerda chamam-se levógira (do latim laevus, esquerda).

O que é atividade ótica?

A atividade ótica é uma propriedade de determinados compostos químicos que, tanto no estado sólido como em solução, desviam o plano da luz polarizada, desvio esse que tem um valor característico para cada composto (ângulo de desvio).

O que determina a atividade óptica de uma substância?

Resposta. Se a substância for assimétrica (em química orgânica, possuir um carbono quiral), a luz sofre desvio. Caso contrário, ela passa direito sem desviar o plano de vibração da luz polarizada.

O que significa o termo quiral?

O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.