Quais são as entidades espirituais?

Quais são as entidades espirituais?

Abaixo dos orixás, as entidades espirituais são organizadas em linhas e falanges, com diferentes categorias: Caboclos, os espíritos indígenas; Pretos Velhos, espíritos de velhos escravos brasileiros; Exus, espíritos de bem, mensageiros dos orixás; Pombas Giras, identificadas como damas da noite ou feiticeiras; e Erês: ...

O que é Deus para os espíritas?

É considerado uma forma de inteligência suprema. Eterno, imutável, imaterial, justo, bom e onipotente. Ao contrário do que pregam a maior parte das religiões cristãs, Jesus Cristo não é o filho de Deus, mas um espírito mais evoluído. E um modelo para toda a humanidade.

O que é Deus para o espiritismo?

Para o Espiritismo, Jesus é o modelo de ser humano mais perfeito que Deus ofereceu, para servir de guia. Neste sentido é que Allan Kardec afirma que, "para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra.

Que é o deus?

Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.

O que é a religião espírita?

O Espiritismo é uma doutrina de cunho científico-filosófico, estabelecida no século XIX, por Denizard Hippolyte Leon Rivail, mais conhecido como Allan Kardec. Diferentemente do que se imagina, Kardec não foi algum tipo de místico ou excêntrico que sempre se dedicou ao mundo imaterial.

O que prega a doutrina espírita?

Quais os principais preceitos? O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

O que é a morte para o espiritismo?

De acordo com os pressupostos do Espiritismo a morte é um momento em meio a um caminho infinito. A morte é uma transformação e não um ponto final, não é o fim. Quando uma pessoa morre os espíritas utilizam a palavra desencarnação, que é justamente a separação do espírito de seu corpo físico.

O que é uma pessoa kardecista?

Kardecismo é uma palavra usada para se referir a Allan Kardec (1804 – 1869), educador, tradutor, autor de livros didáticos e codificador da Doutrina Espírita. ... Dito isso, é importante destacar que os seguidores desse ensinamento são chamados de espíritas e não kardecistas.

O que faz um centro espírita kardecista?

Um centro espírita é uma entidade filantrópica que desenvolve suas atividades com base na Doutrina Espírita, codificada nas obras básicas de Allan Kardec, motivo pelo qual muitos definem os espíritas como Kardecistas.

Quem foi o fundador da doutrina espírita?

Allan Kardec

Porque o espiritismo só existe no Brasil?

O caldeirão cultural brasileiro é um dos fatores que explicam a acolhida que o espiritismo teve no país a partir da metade do século 19, quando a doutrina de Kardec chegou da França com explicações para casos extraordinários e assustadores que agitavam o mundo.

Quem trouxe o espiritismo para o Brasil?

No Brasil, as ideias que deram origem ao espiritismo remontam às primeiras experiências com o chamado "fluido vital" (magnetismo animal, mesmerismo) por parte dos praticantes da homeopatia, nomeadamente os médicos Benoît Jules Mure, natural de França, e João Vicente Martins, de Portugal, que chegaram ao país em 1840 e ...

Quais os melhores livros espíritas?

Os Melhores Livros Espíritas e Espiritualistas para ler em 2020

  • O Livro dos Espíritos - Kardec, Allan - ...
  • Deixe-me Partir - Tânia Fernandes De Carvalho - ...
  • O Livro dos Médiuns - Normal - Kardec, Allan - ...
  • Um Novo Recomeço - Carvalho, Vera Lúcia Marinzeck De - ...
  • Voltei - Xavier, Francisco Candido -

Qual o primeiro livro de Allan Kardec que devemos ler?

O Livro dos Espíritos

Quais são as 5 obras de Allan Kardec?

Obras da codificação (em domínio público)

  • «O Livro dos Espíritos» (PDF)
  • «O Livro dos Médiuns» (PDF)
  • «O Evangelho Segundo o Espiritismo» (PDF)
  • «O Céu e o Inferno» (PDF)
  • «A Gênese» (PDF)

Qual a principal obra de Kardec?

Contracapa da versão de 1860 d'O Livro dos Espíritos, a principal obra publicada por Kardec.

Qual a relação de O Livro dos Espíritos com O Evangelho Segundo o Espiritismo?

O Evangelho segundo o Espiritismo (em língua francesa L'Évangile Selon le Spiritisme) é um livro espírita francês. ... A obra contém "a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida".

Qual foi a causa da morte de Allan Kardec?

31 de março de 1869

Quantos anos morreu Allan Kardec?

64 anos (1804–1869)

Qual a origem de Allan Kardec?

3 de outubro de 1804, Lyon, França

Onde viveu Allan Kardec?

Lyon

Onde nasceu Kardec?

Lyon, França

Qual a data de nascimento de Allan Kardec?

3 de outubro de 1804

Qual o nome de batismo de Allan Kardec?

De suas 70 mil sepulturas, uma das mais visitadas é a do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), o nome de batismo de Allan Kardec. “A qualquer dia da semana, o mausoléu de Kardec está sempre enfeitado.

Qual era o nome da esposa de Allan Kardec?

Amélie-Gabrielle Boudet