Para que serve a tecla DEL?

Para que serve a tecla DEL?

Delete (às vezes abreviada por Del) é uma tecla de teclado de computador cuja função é apagar elementos. Em um editor de texto, a tecla apaga o caractere apontado pelo cursor, movendo os caracteres seguintes para uma posição anterior, preenchendo o espaço deixado pelo caractere removido.

Qual é a função do Page?

O pajé ou pagé é uma pessoa de destaque em certas tribos indígenas da América do Sul. São curandeiros, tidos como portadores de poderes ocultos, ou orientadores espirituais.

Qual é a função das Índias?

O Conselho das Índias foi o órgão mais importante da administração colonial espanhola (para a América e para as Filipinas), já que assessorava o rei na função executiva, legislativa e judiciária. Não tinha uma sede física fixa, mas se trata de um lugar a outro com o rei e sua corte.

Qual é o significado de Page?

Significado de Pajé Índio que, numa ritualização, tem autoridade para invocar e controlar os espíritos, possuindo, com isso, poderes curativos. Amazônia. Curandeiro; aquele que pode curar ou benzer. ... Etimologia (origem da palavra pajé).

O que são caras?

O cará é um tubérculo cujo nome científico é Dioscorea Alata. É um alimento que pode ser encontrado na maioria das feiras e mercados, geralmente nas barraca em que também se vende batata-inglesa e inhame. A casca do cará não tem “pelos” e parece-se com a da mandioca, com a diferença que é marrom e mais arredondada.

Qual é o significado de Ocara?

A ocara é uma praça no interior de uma aldeia indígena.

Qual é o significado de Taba?

Significado de Taba substantivo feminino Aldeia de índios; lugar onde habitam os índios. Habitação indígena ou conjunto de algumas ocas.

O que significa negror?

Significado de Negror substantivo masculino Particularidade, estado ou característica do que é negro; qualidade do que possui a cor excessivamente escura; negrura. Cuja cor é excessivamente escura. Que está ou se encontra em profunda escuridão; negrume: o negror da floresta.

Qual é o significado da palavra cacique?

Significado de Cacique substantivo masculino Chefe entre os indígenas de várias regiões americanas; morubixaba. [Figurado] Chefe político de influência local, capaz de dispor dos votos de numerosos eleitores. [Figurado] Indivíduo que tem poder para impor sua própria vontade em relação aos demais; mandachuva.

Qual é o significado da palavra araponga?

Significado de Araponga substantivo feminino Gír. Agentes policiais que gravam ilegalmente conversas telefônicas.

O que quer dizer a palavra Macuco?

Macuco – do Tupi Guarani maa=mbaé-coisa ; cucu =comer muito. Ave brasileira, tinamídea (Tinamus solitarius), muito apreciada por sua carne saborosa; tem o tamanho de uma galinha e vive solitária; encontrável nas matas de todo o país.

Qual é o significado da palavra arapuca?

1 Armadilha para apanhar pássaros, feita de pauzinhos ou talas de bambu dispostas em forma de pirâmide; urupuca.

Como funciona uma arapuca?

Arapuca é um artefacto sul-americano de origem indígena, o qual consiste numa armadilha com formato piramidal destinada a pegar aves vivas, pequenos mamíferos ou outros animais de caça e as mesmas são armadas sempre de modo a atrair as presas, não existindo nada que possa assustá-las ou fazer com que fiquem arredias.

O que quer dizer a palavra Caipora?

A Caipora, também chamada de “Caipora do Mato”, é uma figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas. ... Do tupi, a palavra “caipora” (caapora) significa “habitante do mato”.

Qual é o significado da palavra Tabajara?

Significado de Tabajara [Etnologia] Grupo indígena que vive na região do município de Viçosa, no estado do Ceará. adjetivo Relativo aos tabajaras (povo indígena).

Como vivem os tabajaras?

Os Tabajaras que vivem em Crateús são provenientes das serras vizinhas, principalmente a serra da Ibiapaba, e tiveram que migrar para a periferia da cidade, foragidos da opressão exercida pelos fazendeiros que invadiram suas terras. Dividem-se em sete comunidades.

O que significa a palavra ITA?

Na língua tupi, falada por todos os habitantes do nosso país nos primeiros 200 anos de colonização, “itásignifica “pedra”. Esse prefixo é bastante comum, porque tanto os nativos quanto os bandeirantes usavam referências da natureza para batizar as áreas onde moravam ou por onde passavam.

O que significa Membira em Tupi-guarani?

uma jangada. Membrura, membura, papu. 2-filho (filhote) pelo lado materno.

Como se escreve pedra em tupi?

Alguns dos radicais mais comuns nas línguas tupi-guaranis são:

  1. pará (rio grande)
  2. 'y ou ty (água ou rio)
  3. itá (pedra)
  4. yby (terra)
  5. ybyrá (madeira, árvore)
  6. oka (casa)
  7. taba (aldeia)
  8. pirá (peixe)

Mais tópicos