adplus-dvertising

Quando a ação penal e privada?

Quando a ação penal e privada?

A ação penal privada é aquela na qual se tem como titular, em regra, o ofendido (§ 2º do art. 100 do CP) e, excepcionalmente, - na falta de capacidade da vítima - o seu representante legal (§ 3º do art. ... 100 do CP que reza: “a ação penal é pública, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido”.

Quais serão os titulares das ações penais privada e pública?

Titular da ação é o ofendido ou seu representante legal, sendo a peça acusatória a chamada Queixa ou Queixa-crime. São três as espécies de ação penal privada: Ação Penal Privada Personalíssima; ... Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.

Como saber se a ação penal é pública ou privada?

A ação penal é pública, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido.” Também em virtude da regra desse art. 100, para que a ação penal seja de iniciativa privada, é necessário que a lei expressamente determine dessa forma./span>

Quais os crimes que precisam de representação?

São exemplos de crimes dos quais se requer Ação Penal Pública Condicionada por representação: Perigo de contágio venéreo (art. 130, CP), ameaça (art. 147, CP), violação de correspondência comercial (art. 152, CP), divulgação de segredo (art.

O que é o querelante?

Querelante é o autor da queixa-crime, isto é, da ação penal privada ou da ação penal privada subsidiária da pública./span>