O que é ventilação total?

O que é ventilação total?

É a medição do ar inalado e exalado pelos pulmões, da velocidade com que isto acontece e da sua variabilidade por fatores físicos e químicos.

Qual a diferença entre espaço morto anatomico e Fisiologico?

O espaço morto anatômico corresponde ao volume (espaço) das vias aéreas condutoras em que não há trocas gasosas. ... Por sua vez, o espaço morto fisiológico refere-se ao espaço (volume) pulmonar que não elimina gás carbônico, ou seja, refere-se ao espaço que, antes, realizava trocas gasosas e que não as realiza mais.

O que é o espaço morto do sistema respiratório?

Na fisiologia, espaço morto é o ar que é inalado pelo corpo durante a respiração, mas que não participa das trocas gasosas no organismo.

O que é o processo de Hematose?

A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

O que é Shunting?

Shunt é o termo utilizado para descrever o sangue que entra no leito arterial sistêmico sem passar pelas áreas ventiladas do pulmão, levando à redução da pressão arterial parcial de oxigênio (PaO2).

O que é sangue Shuntado?

Uma outra razão pela qual a PCO2 do sangue arterial é menor do que aquele no gás alveolar é o sangue desviado (shuntado). Shunt designa o sangue que entra no sistema arterial sem passar através de áreas ventiladas do pulmão(WEST, 1996).

O que é uma pessoa cardiopata?

O termo cardiopatia abrange todas as doenças que acometem o coração. Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes: Cardiopatia congênita - são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento.

Quanto tempo fecha o forame oval?

O forame oval é um pequeno orifício localizado no meio da parede de músculo que divide os dois átrios (cavidades presentes normalmente no coração) no nosso coração – Veja figura. Em condições normais, este orifício costuma se fechar ao nascimento ou nos primeiros meses / anos de vida.

O que é forame no coração?

O forame oval é um orifício que comunica o lado direito com o lado esquerdo do coração. Durante a gestação, é essa comunicação que possibilita que o feto receba o sangue oxigenado da mãe para se desenvolver, uma vez que seus pulmões ainda não funcionam.

Como é feita cirurgia de CIA no coração?

O procedimento consiste em colocar uma prótese na abertura que comunica o átrio esquerdo com o direito, que deveria estar fechada. Ela tem o formato de dois cogumelos justapostos e, uma vez colocada, evitará a passagem de sangue. A correção de CIA é realizada por uma punção na virilha.

O que fazer quando se tem sopro no coração?

Em casos simples é possível tratar insuficiências ou estreitamento das valvas cardíacas apenas com medicamentos que aliviem os sintomas, como diuréticos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Em outros casos, pode ser necessária intervenção cirúrgica, que envolve desde a plástica da valva original até a troca completa.

O que é cirurgia de PCA?

Quando esse vaso não se fecha, chamamos de Persistência de Canal Arterial (PCA). Persistência quer dizer “que ficou aberto”. O PCA pode ser grande, deixando muito sangue passar da aorta para a artéria pulmonar, ou pequeno, deixando passar bem pouco sangue.

O que é PCA na enfermagem?

INTRODUÇÃO: a Persistência do Canal Arterial (PCA) é uma das cardiopatias mais freqüentes no recém-nascido. Caracteriza-se pela permeabilidade persistente do vaso que conecta a artéria pulmonar à aorta no feto. Geralmente, o canal arterial se fecha até duas ou três semanas após o nascimento.

O que é fechamento prematuro do canal arterial?

O fechamento ou constrição prematura do canal arterial é uma situação pouco conhecida na prática da obstetrícia, classificada como evento "raro", havendo escassa literatura acerca do assunto que se restringe basicamente a relatos de casos e trabalhos com amostras pequenas1-5.

O que é uma coarctação da aorta?

É uma obstrução parcial da passagem do sangue na artéria aorta. A aorta é a principal artéria do corpo humano, emerge do ventrículo esquerdo que é a estrutura do coração que tem a função de bombear este sangue oxigenado do coração para todas as células.

Como é feita a cirurgia de coarctação da aorta?

O procedimento consiste em colocar uma prótese (stent) no local da obstrução. Ela tem o formato de uma mola de caneta e, uma vez colocada, libera a passagem sanguínea. O tratamento da coarctação de aorta é realizado por meio de uma punção na virilha.

O que é coartação?

"Coartação" significa estreitamento. As coarctações geralmente ocorrem no arco aórtico. ... Pode estar associada a outros defeitos cardíacos, nomeadamente estenose aórtica, comunicação interventricular, persistência do canal arterial ou defeitos da válvula mitral.