O que é CIT CIB é CIR?

O que é CIT CIB é CIR?

As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo: I - a CIT, no âmbito da União, vinculada ao Ministério da Saúde para efeitos administrativos e operacionais; II - a CIB, no âmbito do Estado, vinculada à Secretaria Estadual ...

Quando usar op cit ABNT?

A expressão Op cit. é muito utilizada nos trabalhos acadêmicos na hora de fazer notas de referência, conforme recomenda a ABNT. Ela sinaliza que uma obra citada anteriormente no texto foi retomada em outra passagem.

Como usar op cit ABNT?

Usa-se em bibliografia para designar a origem de uma citação indirecta. Cf. – Abreviatura de «conferir» ou de «confrontar» ou de «conforme». Usa-se para remeter para outra coisa, uma obra ou um autor, por exemplo.

Como usar Idem ibidem op cit?

  1. 1 Para fazer referência, subsequente, de um mesmo autor, usa-se idem. Ex.: 1 MONTEIRO, Washington de Barros. ...
  2. 2 Para fazer referência, subsequente, de um mesmo autor, em página diferente, usa-se ibidem. Ex.: ...
  3. 3 Para referenciar um mesmo autor, após terem sido referenciados outros autores, usa-se op. cit.

Quando usar op cit Idem ibidem?

Ambas as expressões são utilizadas para uma mesma obra já citada antes. A diferença de uso está no local dessa citação anterior: quando imediatamente anterior, usa-se ibid. (sem necessidade de repetir o autor), caso contrário, op. cit antecedido pelo autor.

Como fazer citação repetida?

Assim, e para sintetizar, idem, significa «do mesmo autor» e ibidem «da mesma obra».

  1. Ibidem pode usar-se isoladamente no caso de a obra ser anónima. ...
  2. Assim, na nota seguinte, se se quiser citar a mesma notícia e página, será simplesmente: ...
  3. O mesmo acontece caso o autor, a obra e a página sejam os mesmos.

Quando usar o ET AL em citações?

Et al. - deve ser lido como “e outros”, sendo uma abreviação do latim et alii ou et alia. Usado quando uma obra tem muitos autores, com o objetivo de não comprometer a legibilidade do texto, podendo ser utilizada tanto na citação ao longo do texto quando no texto da referência.

Como usar passim?

Passim. Significa “aqui e ali”. É utilizada quando as informações citadas vierem de páginas diferentes do mesmo documento. Considerando que a expressão evita a menção de muitos números, a sua utilização ajuda a manter a legibilidade do texto.

Como usar o Idem em citações?

Já expressão IDEM é mais comum e indica a “mesma coisa”, algo repetido e você deve usá-la nas citações para fazer menção ao mesmo autor. Ou seja, quando você faz a citação da obra de um autor e logo em seguida quer citar outra obra desse MESMO AUTOR, você pode usar IDEM ou ID em vez de repetir o sobrenome desse autor.

Como usar siglas ABNT?

Quando se menciona uma sigla pela primeira vez no texto, deve-se identificar o nome completo a que ela se refere, sempre escrito com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, e citá-la entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Como fazer referência de sites?

Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT

  1. com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.
  2. sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Como fazer citação de site ABNT?

Modelo ABNT: AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: .

Como fazer referência de revista digital?

De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma: ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo.

Como referenciar uma imagem da internet?

O formato padrão de colocar fonte em imagens retiradas da internet, seguindo as normas ABNT é o seguinte:

  1. Acima da imagem, coloca-se “Figura – ”;
  2. A imagem;
  3. Abaixo da imagem, coloca-se “Fonte: , ”.

Como colocar referência de uma imagem do Google?

Use o sobrenome de artista e o ano de publicação em citações no texto. Quando citar a imagem no texto do trabalho de pesquisa, você deve incluir uma citação em parênteses que direcionará os leitores à citação completa na lista de referências. O formato padrão é “sobrenome, ano”.

Como fazer referência a imagem ABNT?

Adaptações. Qualquer alteração ou adaptação feita a uma figura ou tabela deve igualmente ser indicada na referência, com a nota “Adaptado de”.

Como referenciar o próprio autor?

Viu só como é simples? você deve utilizar esse mesmo método para incluir tabelas, fotografias, imagens, ou qualquer outra ilustração descrita pelas Normas ABNT. E para referenciar a si mesmo em seu trabalho, basta inserir seu nome como autor da ilustração.

Como fazer referência adaptada?

Se a figura/tabela foi emprestada ou adaptada de outra obra, quando permitido, referenciar diretamente no título da figura, entre parênteses, ou referenciar no texto que cita a figura.

Qual o tamanho de figuras em TCC?

Cada imagem deve ter tamanho máximo de 12 cm de Largura e 8 cm de Altura. A resolução horizontal e vertical deve ser de no mínimo 300 DPI (Dots per Inch ou Pontos por Polegada).

Pode colocar figuras no TCC?

Ao incluir uma figura no trabalho, seja ela um desenho, uma fotografia ou um gráfico, é importante criar um título e indicar a fonte. As figuras não podem ser inseridas de forma aleatória no conteúdo. O autor deve usar a ilustração como uma forma de complementar o parágrafo anterior ou posterior.

Onde colocar lista de figuras ABNT?

As listas devem ser inseridas logo após o resumo, preferencialmente uma em cada página. É opcional porque podem ou não haver ilustrações no trabalho.

Qual o tamanho da fonte para quadros ABNT?

Utilizar fonte tamanho 10; Deve-se elaborar a lista de quadros a partir de 10 ocorrências; O controle automático da numeração e a criação automática das listas pode ser feito pelo Word; Todos os quadros devem ser referênciados.

Qual a formatação de uma tabela nas normas ABNT?

A moldura de uma tabela não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita. Quando houver necessidade de se destacar parte do cabeçalho ou parte dos dados numéricos estes devem ser estruturados com um ou mais traços verticais paralelos adicionais.

Como fazer tabela de acordo com as normas da ABNT?

O espaço entre as tabelas e texto deve ser de duas entrelinhas; devem preferencialmente ser apresentadas no mesmo tipo e tamanho de letras adotados no texto ou reduzidas até um limite que não prejudique a sua leitura. Nunca em tamanho maior que o texto; não devem ter repetidos seus dados em gráficos ou figuras.

Qual o tamanho do título e subtítulo ABNT?

Títulos e Textos Todos os títulos do trabalho devem ser escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman). O espaçamento entre as linhas é de 1,5.