Quais os tipos de fundações diretas?

Quais os tipos de fundações diretas?

Os tipos de fundações diretas mais comuns são:

  • Sapata Isolada. Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

Quando se usa sapata?

A sapata corrida é utilizada para suportar cargas oriundas de elementos contínuos que possuem cargas distribuídas linearmente como muros, paredes e outro elementos alongados. Por ser uma fundação rasa sua escavação geralmente é feita à mão sem a necessidade do uso de máquinas ou equipamentos especias.

Qual a profundidade mínima de uma sapata?

1,5 m

Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?

Sapata de concreto: características Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Quando usar sapata isolada?

A sapata isolada é indicada para terrenos que aguentam bastante pressão e também quando a carga que será distribuída é pequena.

O que é uma sapata isolada?

A sapata isolada é um elemento de concreto de forma piramidal (retangular) nos pontos que recebem as cargas dos pilares. Na realidade, as formas que a sapata isolada pode ter em planta são muito variadas, mas a retangular é a mais comum. Como ficam isoladas, essas sapatas são interligadas pelo baldrame.

Como fazer uma sapata isolada?

Execução da sapata isolada Para a correta execução do projeto, as colunas de arranque devem ser posicionadas de forma perpendicular, e bem no centro da sapata. Se o terreno está abaixo do nível da rua, também é necessário utilizar as chamadas caixarias. Ou seja, tábuas de madeira que darão formato às sapatas.

Em que situações as vigas alavanca e sapatas associadas devem ser utilizadas?

Sapata alavancada, com viga de alavanca ou viga de equilíbrio. É usada quando a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do seu pilar, seja porque está perto de divisas de terreno ou por causa de algum obstáculo.

Quando se usa viga alavanca?

Viga Alavanca, ou Viga de Equilíbrio, é uma estrutura que auxilia na distribuição de cargas nas fundações, sejam elas profundas (estacas) ou rasas (sapatas ou blocos). Quando um pilar fica desalinhado com o centro da fundação, as cargas que chegam desse pilar não são distribuídas corretamente para o solo.

Quando devo usar radier?

A fundação radier também é muito utilizada quando se deseja evitar o recalque do solo por meio da obtenção de uma melhor distribuição de cargas para o solo ou para as estacas, uma vez que o radier distribui as cargas de toda a edificação uniformemente no terreno.

Quando se usa sapata ou estacas?

Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.

Para que servem as estacas?

Estacas são elementos esbeltos (onde o seu comprimento é muito superior a sua largura), que tem a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo. São usadas quando se necessita atingir camadas resistentes mais profundas.

O que significa a palavra estaca?

peça semelhante, de madeira ou de outro material, que se crava no solo para servir de marco em levantamentos topográficos, para demarcar terrenos, etc.

Quais são os critérios para definir o melhor tipo de fundação a ser utilizada?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação: Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado. Natureza e características do subsolo no local da obra. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.

Como é feita a escolha do tipo de fundação?

Para escolher o melhor tipo de fundação para sua obra, é essencial conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação. O tamanho da construção, a presença de vizinhos, assim como os fatores econômicos, também devem ser levados em conta na hora da escolha.

O que caracteriza uma fundação?

Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.

Qual tipo de fundação mais barata?

Radier

Quanto custa o metro quadrado de fundação?

R$ 480,00

Qual tipo de fundação para solo com água?

A solução mais adotada é a fundação profunda. “Nos locais onde o lençol freático é elevado, o solo apresenta baixa resistência nas camadas mais próximas à superfície e maior resistência nas regiões mais profundas”, justifica Thelma Kamiji, engenheira geotécnica e consultora de projetos na Fral Consultoria.

Como fazer fundação de casas simples?

Para fazer a fundação, o primeiro passo é abrir as cavas. Depois de marcar no terreno o lugar exato onde você irá construir as paredes, você precisa abrir as cavas de fundação bem embaixo da posição das paredes.