Como analisar uma curva de DSC?

Como analisar uma curva de DSC?

O processo de cristalização é contrário ao de fusão, ou seja, é acompanhado de liberação de calor latente, que gera um pico exotérmico bem definido na curva de DSC. A taxa de resfriamento utilizada na cristalização do material afeta diretamente a forma, a altura e a energia do pico exotérmico no DSC.

O que significa a sigla DSC?

As universidades brasileiras fornecem o título de DSc (Doctor Scientiae, Doctor of Science ou Doutor em Ciências) para as pessoas que completam um curso de doutorado, sendo este título (DSc) equivalente ao título de PhD (do latim: philosophiae doctor ou doctor philosophiaeque , "doutor em filosofia") que é obtido em ...

Como calcular o grau de cristalinidade?

O cálculo do grau de cristalinidade, K, do PET é ilustrado na figura 2 abaixo. Neste ponto, a área de entalpia da fusão, ∆hm, aqui 42,83 J / g, é subtraída da área de entalpia da pós-cristalização, ∆hc, aqui 40,29 J / g, e dividida pelo valor da literatura de 140 J / g.

O que é curva térmica?

O Método da curva da temperatura basal é baseado na alteração térmica corpórea ocorrida com a ovulação por aumento da progesterona. A temperatura basal é aquela medida após, no mínimo, seis horas de sono. As medidas diárias proporcionam a elaboração de uma curva, pelas suas variações.

O que é transição vítrea Polimeros?

A transição vítrea (Tg) é um importante efeito térmico que pode ser utilizado para a caracterização de plásticos e outros materiais amorfos ou semicristalinos (ex.: vidros inorgânicos ou alimentos, onde os componentes nos materiais alimentícios apresentam efeitos similares aos dos polímeros).

O que é a polimerização?

Polimerização é o nome do processo químico que resulta na formação de macromoléculas (moléculas grandes) denominadas de polímeros, mediante a combinação de moléculas menores, os monômeros.

Quais são os três tipos de polímeros?

Tipos de polímeros. Existem diversos tipos de polímeros. Entre os principais estão: naturais, sintéticos, de adição, de condensação e de rearranjo.

Qual a diferença entre TG e TM?

[…] muito utilizada na identificação e caracterização de polímeros, obtendo propriedades como Temperatura de Fusão (Tm), Temperatura de Transição Vítrea (Tg), Temperatura de Cristalização (Tc), calor específico, […]

O que quer dizer TG?

Abreviação errada, mas popular, de "tamo junto".

O que é fusão cristalina?

Uma substância é dita cristalina quando se funde bruscamente a uma determinada temperatura, enquanto a não cristalina vai amolecendo gradativamente durante a fusão, tornando-se pastosa e, depois, liquefazendo-se completamente.

Quais são as 4 técnicas de polimerização?

Técnicas de Polimerização. ... As técnicas que empregam o sistema homogêneo são: polimerização em massa (ou bloco) e polimerização em solução. As técnicas que empregam o sistema heterogêneo são: polimerização em emulsão, polimerização em suspensão, polimerização interfacial e polimerização em fase gasosa.

Quais são os tipos de polimerização?

A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.

Quais as principais características da polimerização em etapas?

Polimerização em etapas Ocorre pela condensação sequencial de grupos funcionais presentes nos monômeros, formando através das ligações sucessivas o aumento de tamanho das moléculas até que as mesmas formem uma cadeia polimérica (alta massa molar), esse aumento ocorre no decorrer do tempo da reação.

O que é o material polímero?

Os polímeros são macromoléculas compostas por muitas unidades de repetição denominadas meros, ligadas por ligações covalentes. ... Outra classe de polímeros são os elastômeros, com capacidade de se deformar 3 vezes o seu comprimento inicial, como a borracha natural.