Como as costelas se articulam com as vértebras Toracicas?

Como as costelas se articulam com as vértebras Toracicas?

As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo. Cada uma das costelas articula-se diretamente à vértebra correspondente, ou seja: o primeiro par articula-se à vértebra T1, o segundo par articula-se à T2, e assim sucessivamente.

Como a costela se articula a vértebra?

As costelas se articulam com duas vértebras ao mesmo tempo, havendo três áreas de contato articular, duas na vértebra de mesmo número, exemplo: costela 3 se articula com vértebra 3 (T 3). Desta forma a cabeça da costela se articula com a fóvea costal superior de uma vértebra e a fóvea costal inferior de outra vértebra.

Como se diferencia a vértebra de cada região?

Resposta. As vértebras são os ossos que compões a coluna vertebral, sendo divididas em cinco grupos, de acordo com a região em que estão localizadas. As vértebras são formadas por corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra.

Qual é o nome do osso que fica localizado no centro do tórax e que serve de encaixe para as articulações das costelas?

O esterno é um osso chato com o formato da letra "T" em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax. É composto por três partes: o manúbrio, o corpo e a apêndice xifóideportuguês, ou o processo xifóidebrasileiro.

Qual a articulação que faz parte do tórax?

As principais articulações torácicas incluem os discos intervertebrais e as articulações costovertebrais, esternocostais, esternoclaviculares, costocondrais e intercondrais.

Quais são as estruturas que formam a caixa torácica?

Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.

Quais os ossos que formam o esqueleto do tórax?

O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.

Quais são os ossos que formam o tronco?

O esqueleto do tronco se compõe de três partes: coluna vertebral, costelas e esterno. A coluna vertebral é formada por vários ossos conhecidos como vértebras. Cada vértebra possui uma cavidade.

Estou com dor no tórax O que pode ser?

A dor torácica localizada na região central do tórax (retroesternal) ou difusa, normalmente é de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio), e pode irradiar-se para outras áreas.

O que é bom para dor no tórax?

Tomar um chá calmante, como passiflora, erva-cidreira ou valeriana também pode ajudar. No entanto, se após 1 hora, o desconforto ainda continuar, deve-se ir no hospital para confirmar que a dor não tem outra causa que precise de um tratamento mais específico.

Qual é a localização dos pulmões?

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.

Qual o tamanho dos pulmões?

Cada pessoa apresenta dois pulmões, que estão localizados na caixa torácica à direita e à esquerda do mediastino (espaço existente entre os dois pulmões).

Como tratar início de pneumonia?

​Se a pneumonia é causada por uma bactéria, o tratamento é feito por meio de medicamentos, que duram cerca de duas semanas. Já nos primeiros dias, a febre tende a abaixar, pois os níveis de toxinas no sangue diminuem. Os demais sintomas desaparecem ao longo do tempo. Se a pneumonia for viral, o controle é sintomático.

O que é princípio de pneumonia?

O princípio de pneumonia é o nome que se dá quando a pneumonia é diagnosticada ainda no começo e, por isso, a infecção nos pulmões ainda se encontra pouco desenvolvida, sendo mais fácil de tratar e tendo maiores chances de cura.