O que é Hemoventriculo?

O que é Hemoventriculo?

A hemorragia intracraniana espontânea é a causa mais comum de sangramento intracraniano não traumático, seguida por hemorragia subaracnoide e hemoventrículo (não traumáticos). É uma forma grave de acidente vascular encefálico (AVE), de difícil tratamento e que afeta cerca de 2 milhões de pessoas por ano no mundo.

O que é vaso espasmo cerebral?

Vasoespasmo Cerebral O vasoespasmo é o estreitamento (diminuição de calibre) difuso ou focal das grandes artérias cerebrais, em geral secundário a HSA.

Qual o significado da sigla HSA?

Define-se como hemorragia subaracnóidea espontânea (HSA) todo sangramento que aconteça no espaço entre a aracnóide e a pia-máter que ocorra de forma súbita, não desencadeada por eventos externos.

O que é subaracnóide?

Uma hemorragia subaracnóide é um tipo de derrame que causa sangramento ao redor do cérebro. "Hemorragia" é o termo médico para o sangramento. Se você tem uma hemorragia subaracnóide, o sangramento acontece em uma parte da sua cabeça chamada de "espaço subaracnóideo".

Onde fica a subaracnóide?

No cérebro, o espaço subaracnóideo ou subaracnoideu é o intervalo entre a aracnóide-máter e a pia-máter. ...

O que é hemorragia subaracnóide traumática?

Hemorragia subaracnóidea traumática é um marcador do trau- matismo cranioencefálico, indicando pior prognóstico, quando presente, nos pacientes com TCE moderado e grave: há corre- lação entre o volume de sangramento identificado na tomogra- fia e a evolução prognóstica.

O que é um vasoespasmo?

O vasoespasmo é o estreitamento (diminuição de calibre) difuso ou focal das grandes artérias cerebrais, em geral secundário a HSA.

O que é hemorragia intracraniana?

Hemorragia intracerebral é o sangramento focal de um vaso sanguíneo no interior do parênquima cerebral. Em geral, a causa é hipertensão.

O que é HSAT?

O Hematoma Subdural Agudo Traumático (HSAT) é uma lesão que consiste no acúmulo de sangue entre a duramáter e a aracnóide.

O que é cefaleia sentinela?

A cefaleia sentinela (ou dor de cabeça de alarme) é um tipo de cefaleia secundária que vem acompanhada da hemorragia subaracnóidea espontânea. Ela é uma dor intensa e persistente, e pode durar dias ou até mesmo semanas.

O que significa dor de cabeça súbita?

As dores de cabeça súbitas indicam exatamente o que seu nome propõe: a chegada abrupta e repentina da dor de cabeça, como um “trovão” (o nome da condição em inglês é thunderclap headaches, cuja tradução é dor de cabeça em trovoadas). A dor causada pela condição grave atinge o pico em 60 segundos.

O que é tensão na cabeça?

A cefaleia de tensão, ou cefaleia tensional, é um tipo de dor de cabeça muito frequente em mulheres, que é causada pela contração dos músculos do pescoço e que acontece principalmente devido a má postura, estresse, ansiedade e noites mal dormidas.

Como podemos identificar um AVC?

Uma das formas de identificar um AVC é fazer o teste SAMU:

  1. Sorriso. (peça para a pessoa sorrir. ...
  2. Abraço. (veja se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move)
  3. Música. (veja se a pessoa repete o pedacinho de uma música ou se enrola as palavras)
  4. Urgente.

Que tipo de exame detecta AVC?

Exame de sangue: detecta as causas do AVC, como fatores de coagulação ou presença de fatores de risco como diabetes ou colesterol alto. Radiografia cerebral: por meio desse exame é possível ver a artéria afetada, com o desaparecimento dos ramos de vascularização do cérebro devido à isquemia.