Como fazer um planejamento de atividades?

Como fazer um planejamento de atividades?

Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:

  1. Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;
  2. Lista de ações e atividades a serem executadas;
  3. Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;
  4. Orçamento alocado para cada ação ou atividade;
  5. Responsável pela execução de cada ação;

Para que serve o planejamento educacional?

O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.

Qual o principal objetivo do planejamento participativo?

O planejamento participativo permite reunir ideias, dividir opiniões e compartilhar probabilidades, não deixando que situações estáticas e engessadas perdurem, fazendo com que haja transformação e um trabalho com maior qualidade.

Qual é a finalidade do planejamento?

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Responsável por definir objetivos, metas e planos para a organização.

O que é o planejamento participativo?

Da mesma forma que a democracia, o planejamento participativo é um modelo administrativo em que a coletividade influencia a tomada de decisões, direta ou indiretamente. Dessa forma, a escola propõe que toda a comunidade escolar participe das decisões da instituição de ensino.

Quais as características de um planejamento participativo?

O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um "modelo" para isso. De acordo com as caracteristicas próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado.

Como as organizações aplicam o planejamento participativo nas suas atividades?

Por meio de encontros que sejam capazes de discutir e planejar ações efetivas na busca soluções para um determinado problema social. Na realidade, a composição desses encontros é dada por representantes das empresas privadas, das escolas, das igrejas, da polícia militar e famílias.

O que é planejamento democrático?

Sobretudo, implica a construção de uma cultura democrática, em que os diversos segmentos sociais voltados à educação possam participar de forma ativa e efetiva, quer dizer, possam contribuir com novas perspectivas, ideias e proposições.

Como deve ser a prática do planejamento participativo pelo Gestor Educacional?

Portanto, a construção de uma cultura na escola capaz de conduzir o processo de planejamento participativo deve ser coletiva, onde é possível trazer resultados para toda a comunidade escolar e fazer com todos se comprometam e se responsabilizem pela decisão.