Quando é necessário fazer muro de arrimo?

Quando é necessário fazer muro de arrimo?

Normalmente os muros de arrimo aparecem nos terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). Nesse caso, para ocupar o terreno com alguma construção ou mesmo com um campo de futebol ou uma quadra poliesportiva são necessários cortes ou aterros para que se consiga uma superfície plana, sem inclinações.

Quais são os tipos de muro de arrimo?

Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes. Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio.

Qual bitola de ferro utilizado para colunas de muros?

Se o muro for de blocos de concreto, deixe no concreto da fundação as pontas de ferro (esperas) para os pilaretes de travamento do muro. Cada pilarete leva 4 barras de ferro de 8 mm de bitola, amarradas com estribos de 6 mm de bitola.

Qual a profundidade de um muro de arrimo?

A construção do muro começa pela abertura da vala da fundação, cuja profundidade vai depender da altura do muro e do tipo de solo do terreno. Para a profundidade da vala, é importante saber a altura do muro, até um metro a profundidade deve ser de 20 cm, até 1,50m, 30 centímetros de profundidade e até 2,50m, 40 cm.

Qual a distância entre colunas de muro?

MAS COMO INICIAR A CONSTRUÇÃO DO MURO ? RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.

Qual a distância de um pilar para o outro em um muro?

2,5 m

Qual a medida de uma coluna para sobrado?

Nessa malha (chamada de radier), amarram-se alguns ferros, que ficarão de fora depois da concretagem (80 cm), servindo para neles serem presos os ferros das colunas....Dados típicos para construção de fundações e sapatas.
TIPO DE TERRENORADIER (MALHAS)SAPATAS
Arenoso sem água60 x 60 cm70 x 70 x 70 cm