Qual a diferença de Biosseguridade e Biossegurança?

Qual a diferença de Biosseguridade e Biossegurança?

A biossegurança envolve o debate sobre os princípios de contenção, tecnologias e práticas a serem aplicadas de forma a evitar a exposição involuntária ou liberação acidental de agentes patogênicos e toxinas, enquanto a biosseguridade abrange medidas de segurança institucional e pessoal destinadas a evitar a perda, ...

O que faz parte da biosseguridade?

Definida pela OIE como um conjunto de medidas que visam proteger uma população de agentes infecciosos transmissíveis e, segundo MAPA, biosseguridade é o conjunto de procedimentos que visam prevenir, diminuir ou controlar de forma direta ou indireta os riscos da ocorrência de enfermidades que possam ter impacto na ...

O que é biosseguridade na avicultura?

A biosseguridade na produção de aves de corte consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no plantel, garantindo a segurança dos alimentos e saúde dos animais, bem como o bem estar dos trabalhadores.

O que é o PNSA?

A Portaria Ministerial nº 193 de 19 de setembro de 1994, consolidou e estruturou o PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE AVÍCOLA (PNSA), do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E DO ABASTECIMENTO, considerando a importância da produção avícola nacional no contexto nacional e internacional, e a necessidade de normatização das ...

Quais as vias de administração de vacinas nas aves?

- Ocular é indicada para o uso de vacinas vivas ave a ave; - Membrana da asa é indicada para a vacinação contra a Doença de Bouba Aviária; - Intramuscular é a via indicada para as vacinas inativadas.

Qual é o significado da palavra avicultura?

A avicultura é a criação e produção de aves, com o propósito principal de obter carne e ovos, seja para consumo próprio ou para comercialização.

São instalações equipamentos usados para manter a temperatura de conforto dos animais?

Os ventiladores são os responsáveis pela manutenção da temperatura constante e ideal para a granja. É também por meio desses equipamentos que são mantidos os índices de umidade, assim proporcionando o conforto térmico aos animais.

Quais as alternativas usadas nos galpões para melhorar o conforto térmico dos animais?

O sistema de nebulização consiste na formação de gotículas extremamente pequenas, que aumentam muito a superfície de uma gota d'água exposta ao ar, o que assegura a evaporação mais rápida. É um sistema dos mais eficientes em promover o conforto térmico e conseqüentemente melhorar o desempenho dos animais.

Porque a temperatura influência em uma edificação animal?

A influência do calor tem uma relação direta com bem-estar animal e sua produtividade. A temperatura elevada somada à falta ou ao excesso de chuvas pode prejudicar as pastagens, enquanto os animais têm seu metabolismo e comportamento afetado.

Como a temperatura afeta os animais?

Metabolismo – Para os animais de sangue frio, que são a maioria na Terra, o aumento de temperatura acelera seu metabolismo, exigindo deles um consumo maior de alimentos – ou, de outra forma, que diminuam de tamanho.

Como a pluviosidade afeta a produção animal?

Com a temperatura alta, se a umidade relativa for elevada, a situação se complica ainda mais, pois a dissipação de calor do animal fica prejudicada de ambas as formas, ocorrendo o estoque de calor provocando assim o estresse calórico, que dependendo do nível e do tempo de exposição ao mesmo, o animal pode ir a óbito.

Qual a importância da ambiência na produção animal?

Para fins didáticos, em sistemas de produção animal, a ambiência pode ser dividida em térmica, lumínica, acústica e aérea, e todas podem ser consideradas fatores importantes para que se atinja o máximo de produtividade que o potencial genético que cada espécie, raça ou animal pode expressar.

Qual a importância da bioclimatologia?

A Bioclimatologia aplica os estudos do clima (climatologia) às relações com os seres vivos. ... Pois através da edificação é possível tirar proveito ou evitar as condições climáticas, de forma a propiciar um ambiente interno confortável para os usuários.

Qual a importância da ambiência para a suinocultura?

Seja inverno ou verão, a temperatura do ambiente dos suínos deve estar agradável para que eles se desenvolvam bem. Já na maternidade o desafio de manter a temperatura ideal para a fêmea e os leitões é maior. ...

Qual o conceito de bem estar animal?

Bem-estar animal foi definido por Donald Broom, em 1986, como “o estado de um indivíduo em relação às suas tentativas de se adaptar ao ambiente em que vive”. ... As Cinco Liberdades9 são princípios norteadores do bem-estar animal, e são elas: Liberdade nutricional: Livre de fome e sede.

Como a pele faz a termorregulação?

Uma vez que sejam captados sinais de resfriamento, o centro de produção de calor do hipotálamo é ativado, enviando estímulos elétricos através dos nervos simpáticos que causam a vasoconstrição dos capilares da pele, reduzindo o fluxo de sangue superficial e mantendo o calor do corpo nos órgãos localizados mais ...