Quais as principais características das capitanias hereditárias e do governo geral?

Quais as principais características das capitanias hereditárias e do governo geral?

A partir disso, foi criada as capitanias hereditárias que, no geral, forma ineficazes e logo, propôs-se o sistema do governo geral, comandado pelo governador, que detinha grande autoridade, possibilitando assim a criação de novos cargos políticos com o intuito de dividir as diversas tarefas: ouvidor-mor (assuntos ...

Qual é a função do governo geral?

As principais funções dos Governadores-Gerais no período do Brasil Colônia consistiram em: - Serem incentivadores da fundação de novos povoamentos; - Promoverem iniciativas para a busca por metais preciosos; - Combaterem a invasão de estrangeiros e de índios nas colônias.

O que mudou com a criação do governo geral?

Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.

Quais eram as principais atribuições do governo geral no Brasil?

O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.

Quais cargos foram criados para ajudar o governo?

Para ajudar os governadores, foram criados alguns cargos administrativos como o de Capitão- Mor, que tinha a tarefa de defender o território de ataques indígenas; o Provedor-Mor, que cuidava das finanças e o Ouvidor-Mor, que era responsável pela justiça e elaborava as leis.

Quais eram os assistentes do governador-geral e quais suas atribuições?

Explicação:Os auxiliares do governador - geral eram : o provedor-mor, o capitão-mor e o ouvidor-mor. ... ==> O capitão - mor => Organizava tropas que defendiam o litoral brasileiro contra as invasões estrangeiras, e dos ataques indígenas.

Qual é a função do Ouvidor-mor?

No Brasil Colonial, o ouvidor-mor era uma das três figuras criadas para auxiliar o Governo Geral. Sua função era cuidar dos assuntos judiciais da colônia.

Quem foi o primeiro Governador-geral e qual a sua importância?

A fim de consolidar o domínio português no litoral, a 7 de Janeiro de 1549 Tomé de Sousa foi nomeado como primeiro governador-geral do Brasil, recebendo Regimento para fundar, povoar e fortificar a cidade de Salvador, na capitania real da Bahia. Manteve-se no cargo até 1553, sucedido por Duarte da Costa.

Quem auxiliava o governador geral?

Ouvidor-mor (Justiça), Provedor-mor (Finanças), Capitão-mor (Defesa do litoral) e Alcaide-mor (Chefe da Polícia).

Quais foram os governadores gerais?

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572. Depois disso, o território foi dividido por Portugal em dois Governos-Gerais: um no Norte e outro no Sul.

O que foi o governo geral Brainly?

Governo-geral foi o modelo administrativo utilizado pela metrópole portuguesa para governar sua colônia na América após 1548. Os governos-gerais surgiram após o sistema de capitanias hereditárias mostrar-se incapaz de levar adiante a empresa açucareira que se iniciava no território onde hoje está o Brasil.

Qual era o objetivo das capitanias hereditárias e o principal motivo da coroa em implantar tal sistema no Brasil 4 qual era o principal motivo da implantação do governo geral no Brasil Colônia 5 Cite três principais funções dos governadores gerais no Brasil Colônia?

3)O objetivo das Capitanias Hereditárias era dividir o território brasileiro em lotes de terra menores, e entregá-los para donatários a fim de que estes pudessem melhor administrar tais terras. 4)O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.

Qual era o objetivo das capitanias hereditárias e o principal motivo da coroa em implantar tal sistema no Brasil?

As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.

Quais eram as responsabilidades dos donatários?

Em geral, os donatários eram comerciantes ou pessoas que pertenciam à pequena nobreza de Portugal. A responsabilidade de desenvolver a capitania era exclusiva do donatário, que recebia o direito sobre o lote de terra a partir da Carta de Doação.

Quais eram os direitos dos capitães?

eles tinham o direito e o dever de povoar, extrair riquezas para a coroa portuguesa, e tbm de controlar os índios e povos que quisessem invadir o território brasileiro, ou seja se alguém invadisse o território pra pegar ouro por exemplo, eles protegiam o território com a ajuda dos povos que moravam na área, eles vieram ...

Quais eram os direitos?

Os direitos eram basicamente todo o poder administrativo, como tomada de decisões, julgamentos, distribuição de terras da capitania, assim como tinha todo o poder de mandar e desmandar dentro do seu território. ... Não é a toa que a maioria das capitanias hereditárias faliram!!!