O que é taxa anual de depreciação?

O que é taxa anual de depreciação?

ENCARGOS DE DEPRECIAÇÃO Depreciação corresponde ao encargo periódico que determinados bens sofrem, por uso, obsolescência ou desgaste natural. A taxa anual de depreciação de um bem, será fixada em função do prazo, durante o qual se possa esperar utilização econômica.

Como se determina a vida útil de um bem?

Em geral, a vida útil de um ativo imobilizado é determinada pelo seu fabricante, mas, pode sofrer alterações por fatores como: -regime de trabalho; -uso inadequado; -obsolescência tecnológica, entre outras causas.

Por que é importante saber a vida econômica de um bem?

A vida econômica de um bem é a duração, normalmente medida em anos, em que o custo anual equivalente de possuir e operar o bem é mínimo. E vida útil é o período de tempo em que o bem consegue exercer as funções que se espera dele, claro que isso depende também de como esse bem é utilizado.

Como as pessoas participam da vida econômica?

Os cidadãos participam da vida econômica e social por intermédio do sufrágio universal. É de direito e obrigatoriedade dos cidadãos a partir dos dezoito anos o ato de ir às urnas em dias determinados para a decisão de seus representantes legais no meio político.

Como calcular o custo anual uniforme?

Sabe-se que o custo anual equivalente uniforme (CAUE) pode ser obtido através da soma do custo anual equivalente de capital (CAEC) e do custo anual equivalente de operação e manutenção (CAEM). A figura 2 apresenta os fluxos financeiros referentes à aquisição e à alienação de certo bem de capital.

Como calcular o custo anual equivalente?

  1. Aplicável a um conjunto muito mais robusto de circustâncias, diferentemente dos outros dois métodos.
  2. O Custo Anual Equivalente (CAE) é o valor das anuidades que possuem o mesmo VP dos fluxos de caixa originais.
  3. VPL = CAE × ArT
  4. Onde ArT é o valor presente de $1 por período para T períodos quando a taxa de desconto é r.

Como calcular anuidade equivalente?

Explicando de maneira simples, a anuidade equivalente é o fluxo que deveria ser pago a cada ano que equivale ao VPL. Exemplificando: a anuidade equivalente de R$100 mil em 10 anos com uma taxa de desconto de 0% é R$10 mil.

O que é o VPL do projeto?

O valor presente líquido, também conhecido como valor líquido atual, ou VPL é um instrumento que traz para a data zero os fluxos de caixa (positivos e negativos) de um projeto de investimento. Soma-se, então, o valor investido inicial, com a taxa mínima de atratividade (TMA).

O que é o VPL valor presente líquido de um projeto?

Também chamado de Valor Líquido Atual, o Valor Presente Líquido é um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) da empresa ou projeto.

Qual é a regra do valor presente líquido?

VPL (Valor Presente Líquido): é a soma do valor presente de todos os fluxos de caixa previstos no negócio/ativo. Indica se o investimento neste negócio/ativo é viável ou não; FC0: valor que representa o fluxo de caixa no período zero, ou seja, o investimento inicial.

Quando usar VPL?

O VPL é indicado quando queremos gerar fluxo de caixa, possuindo vantagens em relação a isso como, por exemplo, o fato de considerar o valor do dinheiro no tempo. Além disso, leva em consideração o custo de capital da empresa, na forma da taxa mínima de atratividade.

O que significa o valor presente líquido ser menor que zero?

Se o VPL for menor que zero significa que as entradas serão menor que as saídas de caixa e o projeto trará prejuízos. A taxa de retorno será menor que a TMA - Taxa Mínima de Atratividade. Este método permite comparar diferentes projetos e indicar o maior valor de VPL como melhor investimento.

Como interpretar VPL e TIR?

O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. Caso contrário, haverá prejuízo, já que a receita futura será menor do que o gasto inicial. A TIR deverá ser maior que a TMA. Caso contrário, será mais interessante investir no mercado financeiro, em CDB, DI ou poupança, por exemplo.

O que deveria ocorrer quando o valor presente líquido de um projeto é determinado como negativo?

18. O que deveria ocorrer quando o valor presente líquido de um projeto é determinado como negativo? A) A taxa de desconto deveria ser diminuída. B) O índice de lucratividade deveria ser calculado.