O que Sócrates quis dizer com a expressão só sei que nada sei?

O que Sócrates quis dizer com a expressão só sei que nada sei?

Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.

Em que consiste a ética para Aristóteles?

A ética, nas obras Aristotélicas diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social. Como conceito aristotélico de ética podemos dizer que é a arte de viver, ou “saber-viver”, agregando valores, boa utilização dos prazeres, ação virtuosa.

Que conexão é possível fazer entre a concepção política de Aristóteles e o nosso papel de cidadão?

Conforme Aristóteles, o conceito de cidadão varia de acordo com o tipo de governo. Isso porque o cidadão é aquele que participa ativamente da elaboração e execução das leis, sendo estas elaboradas pelo rei (monarquia), por poucos (oligarquia) ou por todos os cidadãos livres (democracia).

É possível haver uma perfeita relação entre ética e política?

Ética busca determinar o que deve ser feito por indivíduos, enquanto a Política visa à determinação do que o governo de um Estado ou uma sociedade política deve fazer e como deve se constituir, - incluindo, sob a última, todas as questões quanto ao controle sobre o governo que deveriam ser exercidas pelos governados.

Como Aristóteles entendia a concepção de ser humano?

O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.

O que seria ética para Platão e Aristóteles?

Analogia entre a ética platônica e a aristotélica A ética como um todo analisa o comportamento humano frente a um fim determinado. Platão e Aristóteles determinam o fim da práxis humana, na concepção do primeiro é o bem, já para o segundo é a felicidade.