O que quer dizer a palavra fidedigna?

O que quer dizer a palavra fidedigna?

adjetivo Digno de fé, de confiança; a que se pode confiar; merecedor de crédito: informação, notícia fidedigna. [Figurado] Que é verdadeiro; de caráter real; autêntico: cópia fidedigna. Etimologia (origem da palavra fidedigna). Feminino de fidedigno, do latim fide dignus.

O que significa a palavra fidedigno na Bíblia?

A palavra fidedigno vem do latim fide dignus, que significa digno de confiança. Em latim, a expressão fide dignus tem o sentido de algo que merece confiança ou lealdade. ... Assim, a expressão fide dignus significa literalmente “digno de fé” ou “merecedor de confiança”.

O que quer dizer a palavra autenticidade?

substantivo feminino Característica, particularidade ou estado do que é autêntico. Natureza daquilo que é real ou verdadeiro; estado do que é genuíno; verdadeiro: autenticidade de uma obra de Picasso. Em que há pertinência; que possui legitimidade; legítimo e adequado: a autenticidade de um artigo científico.

Qual o significado de fidedignidade e qual a sua importância em uma pesquisa?

A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes e a validade refere-se à relação entre os escores dos testes e os atributos psicológicos reais que o teste está supostamente mensurando.

O que significa fidedignidade em um teste de avaliação física?

- Confiabilidade ou Fidedignidade: Está ligada a consistência da medição. A medida repetida duas ou mais vezes dentro de um curto intervalo de tempo, sem que tenha havido, entre os testes, atividades que possam alterar a resposta, devem apresentar os mesmos resultados ou serem altamente correlacionados.

O que são constructos psicológicos?

[Psicologia] Ideia ou conceito que é resultado da sintetização de ideias mais simples. Etimologia (origem da palavra construto).

O que é psicometria na educação?

A medida em ciências psicossociais Etimologicamente, psicometria representa a teoria e a técnica de medida dos processos mentais, especialmente aplicada na área da Psicologia e da Educação.

O que significa mensurar em psicologia?

Mensuração em Psicologia Medir significa atribuir magnitudes a certa propriedade de um objeto ou classe de objetos, de acordo com certas regras preestabelecidas e com a ajuda do sistema numérico, de forma a que sua valida de possa ser prova da empiricamente.

Qual a origem da psicometria?

Em 1905, Binet e Simon desenvolveram o primeiro teste com 30 itens (dispostos em ordem crescente de dificuldade) com o objectivo de avaliar as mais variadas funções como julgamento, compreensão e raciocínio, para detectar o nível de inteligência ou retardo mental de adultos e crianças das escolas de Paris.

O que é um teste psicométrico?

Avaliações Psicométricas: como elas auxiliam na construção e gestão de equipes. ... O questionário psicométrico é aquele tipo de ferramenta que avalia o comportamento e aptidões de um indivíduo. Psicometria significa a medição de fenômenos psicológicos, tal como comportamento, habilidades, motivação.

O que é normalização em psicometria?

A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).